Ibict acontece

Ibict e UnB criam metodologia de certificação para instituições do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – O overno Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), certificou, na última quarta-feira (24), 43 escolas do ensino básico da rede pública de diversos estados, municípios e distrito federal que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, onde o presidente Jair Bolsonaro entregou a Certificação de Nível Básico para escolas que aderiram ao programa no ano de 2020.

Leia mais

Lançamento do Repositório Científico de Acesso aberto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai realizar o lançamento do Repositório Científico/Portal de Acesso Aberto da CPLP, no dia 2 de dezembro de 2021, às 11h30 (horário de Brasília), em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da CPLP.

Leia mais

Diversos

MCTI estuda produção de radiofármacos por laboratórios especializados – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou nesta terça-feira (30) de uma reunião com representantes do laboratório Cristália e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que faz parte da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao MCTI. O laboratório sugeriu que a produção de radiofármacos, que hoje são produzidos exclusivamente pelo IPEN, pode ser auxiliada pela iniciativa privada e colocou-se à disposição do ministério e do país para estudar uma possível parceria.

Leia mais

Vem aí a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília– Começa no próximo dia três de dezembro, sexta-feira, a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento deste ano será no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, e vai até o dia 10 de dezembro. Totalmente gratuito e voltado para toda a família, a SNCT conta com atrações e estandes distribuídos pelo Pavilhão apresentando as principais tecnologias desenvolvidas pelo MCTI, unidades vinculadas, órgãos de governo e parceiros do evento, totalizando mais de 40 instituições.

Leia mais

HIV/Aids: Fiocruz avança na transferência de tecnologia de medicamento – O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) concluiu mais uma etapa da transferência de tecnologia do Entricitabina + tenofovir, antirretroviral composto usado na Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP). O Instituto concluiu a etapa de embalagem primária do medicamento, totalizando cerca de 75 mil unidades farmacêutica, três lotes de qualificação, que já poderão ser distribuídos ao Ministério da Saúde.

Leia mais

Experimento mostra ser possível estimular o sistema imune de recém-nascidos a combater o HIV – Estudo conduzido na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) mostrou ser possível potencializar a resposta imune de recém-nascidos contra o vírus HIV, causador da Aids. A descoberta, realizada em cultura celular e descrita no Journal of Infectious Diseases, amplia a possibilidade de novas intervenções terapêuticas para a proteção contra doenças infecciosas nesse período da vida.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic