Ibict acontece

Cecília Leite recebe homenagem do MCTI– O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, outorgou um certificado de reconhecimento às unidades de pesquisa que tiveram liderança na execução orçamentária e finalística no exercício financeiro de 2021. O evento ocorreu após reunião durante o Rio Innovation Week, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi oferecido um jantar de confraternização aos diretores das unidades contempladas. A diretora Cecília Leite Oliveira do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (ibict) foi uma das agraciadas com o certificado de excelência em sua gestão à frente do Instituto.

Leia mais

Diversos

Brasil e União Europeia discutem fortalecimento da cooperação em C,T &I– O fortalecimento da cooperação entre Brasil e União Europeia foi discutido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, nesta terça-feira (18). A pauta do encontro tratou de diversos projetos que deverão ganhar prioridade no Acordo de Cooperação em C&T Brasil-União Europeia, que será renovado em agosto de 2022.

Leia mais

RedeVírus MCTI: índice de Covid-19 no esgoto de Goiânia (GO) é o maior desde agosto de 2021– A  presença do vírus SARS- CoV-2, causador da Covid-19, no esgoto da cidade de Goiânia, capital de Goiás, subiu após quatro meses de baixa concentração. A informação é de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi divulgada no boletim de monitoramento da RedeVírus MCTI. De acordo com o relatório, a concentração do vírus encontrada no esgoto coletado na segunda semana do mês de janeiro deste ano é a maior desde 18 de agosto de 2021, e a tendência é de aumento da carga viral.

Leia mais

Fiocruz submete novo teste de Covid-19 à Anvisa–
Por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), a Fiocruz acaba de finalizar o desenvolvimento de dois novos testes moleculares para o diagnóstico da Covid-19 e um desses teve seu pedido de registro submetido, nesta terça-feira (18/1), à Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Trata-se do Kit Molecular Inf A/Inf B/SC2, um teste do tipo RT-PCR que diferencia os vírus da Influenza A, B e do Sars-CoV-2, possibilitando o diagnóstico destas doenças em um único teste.

Leia mais

Cientistas da USP criam luva que detecta pesticidas em alimentos – Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) criaram um dispositivo sensor vestível embutido em uma luva de borracha sintética capaz de detectar resíduos de pesticidas em alimentos. O trabalho, apoiado pela FAPESP, foi idealizado e liderado pelo químico Paulo Augusto Raymundo-Pereira, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP).

Leia mais

Síndrome metabólica prejudica função pulmonar e resposta imunológica em idosos, constata estudo – Obesidade abdominal, hipertensão arterial, glicemia alterada ou diabetes, taxa de triglicerídeos alta e baixo nível de HDL, o bom colesterol. As pessoas que apresentam três desses fatores sofrem com a chamada síndrome metabólica. Ela tem como base a resistência à ação da insulina, o hormônio que permite a entrada da glicose nas células. Isso significa que a substância age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir uma quantidade maior dela, que vai para a circulação sanguínea.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic