Ibict na mídia

BNB começa a operar acervo digital com documentos e literatura– Universidade de Brasília, com apoio da Federal de Goiás, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus tornaram possível criação da plataforma. A plataforma “BNB Digital” começa a ser operada pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Até o momento, há 98 arquivos digitalizados e 70 aguardando catalogação. A busca pode ser feita por tipo de documento. Nesta semana, o horário de funcionamento voltou ao habitual e a instituição está aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, e sábado e domingo, de 8h às 14h. Empréstimos seguem apenas por agendamento.

Leia mais

Círculo de Estudos Rubakinianos traduz obra de Nicolas Rubakin para a língua portuguesa – Formado em 2021, o Círculo de Estudos Rubakinianos é uma parceria entre o Ecce Liber (IBICT-UNIRIO) e o Gedii (Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário), da Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG), liderado pelos professores Dr. Gustavo Saldanha (IBICT-UNIRIO) e Dr. Claudio Paixão (UFMG). O projeto conta com discentes de pós-graduação e pesquisadores associados das áreas de Psicologia e Ciência da Informação no intuito de traduzir para a língua portuguesa as obras de Nicolas Rubakin (1862-1946), bibliófilo e bibliotecário russo, estudioso do campo da leitura e fundador da área denominada por ele como Bibliopsicologia.

Leia mais

Ibict acontece

EAI DIONE 2022: últimos dias de inscrição para a chamada aberta de trabalhos– A EAI DIONE 2022 – 3ª Conferência Internacional da EAI sobre Dados e Informações em Ambientes Online está com chamada aberta para a submissão de trabalhos. O evento acontece em Florianópolis (SC), nos dias 27 a 29 de julho, de forma presencial e virtual. O evento nasceu em resposta à crescente interação entre ciência da informação, ciência da comunicação e ciência da computação.

Leia mais

Diversos

MCTI, vinculadas e superintendências de desenvolvimento alinham ações de C&T para 2022– Secretários do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e representantes da FINEP/MCTI, CNPq/MCTI, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Superintendências Regionais de Desenvolvimento participaram nesta quinta-feira (20) de uma reunião virtual para alinhar ações e investimentos em ciência e tecnologia para 2022.

Leia mais

Curcumina associada à terapia fotodinâmica se mostra eficaz contra o parasita da leishmaniose– Uma pesquisa publicada na revista Antibiotics mostra que o uso da curcumina, substância encontrada no açafrão-da-terra (Curcuma longa), aliada à terapia fotodinâmica foi eficaz na redução da carga parasitária e até na eliminação do protozoário Leishmania. O resultado aponta um caminho para futuras pesquisas em humanos buscando tratamentos mais eficazes e direcionados para a leishmaniose.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic