Ibict acontece

Lançada nova Interface de Buscas do Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto– Recentemente, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) reformulou a Interface de Buscas do Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto. Mantido pelo Ibict, unidade vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Portal funciona como um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados à universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

Leia mais

Círculo de Estudos Rubakinianos traduz obra de Nicolas Rubakin para a língua portuguesa –  Os grupos de pesquisa Ecce Liber (Ibict-Unirio) e Gedii (Ufmg) dedicam-se à tradução do livro “Introdução à psicologia bibliológica”, de Nicolas Rubakin, bibliófilo e bibliotecário russo, estudioso do campo da leitura e fundador da área de Bibliopsicologia.

Leia mais

Diversos

InfoGripe indica manutenção de forte sinal de aumento de SRAG– O Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (21/1), aponta sinal forte de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). O número de novos casos de SRAG estimados para a Semana Epidemiológica (SE) 2 (período de 9 a 15 de janeiro) é de cerca de 19,3 mil casos [média entre 17,5mil – 21,4mil], enquanto a estimativa para a SE 1 é de 15,8mil [15mil – 16,5mil]. Em termos de média móvel, passou de 13 mil para 16 mil casos semanais, representando um aumento de 23% em relação à SE 1.

Leia mais

Cientistas desenvolvem tecnologia para transformar vinhaça em hidrogênio verde– Pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) trabalham no desenvolvimento de uma tecnologia que visa transformar a vinhaça – resíduo poluente gerado durante a produção de etanol – em hidrogênio verde.

Leia mais

Casa da Ciência oferece visitas guiadas ao Lab Móvel do Instituto Butantan – A Casa da Ciência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) oferece visitas guiadas para grupos que queiram conhecer as atividades do Lab Móvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic