Diversos

MCTI Futuro oferece cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)– Estão disponíveis as inscrições para os cursos do QualiFacti, edição especial de verão. Os cursos fazem parte do programa MCTI Futuro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, coordenado pela empresa Softex e com recursos do PPI da Lei de Informática. O “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro” tem o objetivo de apoiar ações de capacitação para a transformação digital aplicadas ao ensino básico, médio, técnico e superior, e em pós-graduação, residência tecnológica e qualificação profissional.

Leia mais

Manejo com fogo aumenta diversidade funcional e fixação de carbono nas savanas– As gramíneas que compõem as savanas tropicais evoluíram há cerca de 8 milhões de anos, na presença do fogo, muito antes do surgimento da espécie humana no planeta. E o fogo continua a ser um importante fator evolutivo nesse tipo de bioma.

Leia mais

Tecnologia brasileira quer transformar resíduo da produção de etanol em hidrogênio verde – A vinhaça é um resíduo poluente gerado pela produção de etanol. Ao ser processada, ela costuma ser utilizada como adubo na fertirrigação de lavouras, sobretudo da cana-de-açúcar, por ser rica em potássio. “Transportar este resíduo até as plantações é um processo caro e trabalhoso para as usinas. Sem contar que, se mal aplicada, a vinhaça pode danificar a plantação e o solo, além de atingir os lençóis freáticos. É possível aprimorar esse processo”, diz Thiago Lopes, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Leia mais

Participe da inauguração da conectividade BELLA entre Brasil, Argentina e Chile – A inauguração da conectividade BELLA entre Brasil, Argentina e Chile acontece no dia 26 de janeiro, às 10h, e será transmitida online na página de Transmissões ao Vivo da RedCLARA. Por meio de conferência no Zoom, o evento contará com participação de autoridades dos governos do Brasil e Chile, da União Europeia (UE, organização que cofinanciou o Programa BELLA) e das redes acadêmicas envolvidas no projeto. Serão apresentados os benefícios que a nova conectividade trará ao Programa Copérnico no Chile e à pesquisa astronômica no Brasil.

Leia mais

Desejo de pintar, dançar e cantar é parte evoluída da mente humana, aponta estudo – Das pinturas rupestres aos espetáculos na Broadway, o fazer artístico acompanha a humanidade. Mas por que compartilhamos do desejo de pintar, dançar e cantar? Com o objetivo de explorar a estrutura psicológica da motivação artística humana, o pesquisador Marco Antonio Correa Varella, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, testou a hipótese de que o engajamento humano com as artes é resultado da evolução da espécie. Para isso, analisou respostas de vestibulandos para ingresso em cursos artísticos. A pesquisa mostrou que as motivações artísticas têm aspectos como especificidade, autorreforçamento e estabilidade — indicativos de uma característica evolutiva da nossa espécie —, ou seja, somos animais natural e evolutivamente artísticos. “O estudo vai ajudar a nos fazer levar as atividades artísticas a sério, como parte integral da natureza humana”, afirma o pesquisador.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic