Ibict acontece

Abertura de Edital de Credenciamento de novos docentes no PPGCI/IBICT-UFRJ– Já está disponível o edital para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

Icict abre inscrições para o curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Estão abertas, até o dia 3 de março de 2022, as inscrições para o Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICTS 2022. A formação tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia em saúde. Ao todo, serão oferecidas 15 vagas para profissionais que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde.

Leia mais

Fiocruz e Fuham realizam 1º Inquérito da Hanseníase no Brasil– A hanseníase, conhecida no passado como lepra, é uma doença incapacitante e que pode trazer danos ao paciente mesmo após a alta médica depois de curado. Uma parceria viabilizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD – Fiocruz Amazônia) e a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade de referência no tratamento da doença, permitirá, pela primeira vez no país, a realização de um inquérito de incapacidades físicas ocasionadas pela hanseníase em mais de 200 municípios brasileiros mapeados pelo Projeto Inquérito da Hanseníase no Brasil (Inqhans).

Leia mais

Nanopartículas de ouro quiral aumentam em mais de 25% a eficácia de vacinas, sugere estudo –  A eficácia de vacinas pode ser expressivamente aumentada, em mais de 25%, se forem agregadas como adjuvantes nanopartículas de ouro quirais, orientadas para a esquerda. A descoberta foi feita por colaboração internacional com participação de pesquisadores brasileiros. Artigo a respeito acaba de ser publicado na revista Nature.

Leia mais

Professora da USP é uma das vencedoras do 3º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou as vencedoras do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Nesta terceira edição, a premiação contemplou a categoria “Mulheres Cientistas”, dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic