Diversos

Projeto Imagens do Céu Profundo-MCTI começa treinamento com professores– A primeira edição do projeto Imagens do Céu Profundo, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) começou bem. Até o último dia 18 de janeiro, prazo final para o envio das solicitações, mais de 490 participantes foram inscritos. O projeto é voltado para escolas, instituições, clubes de ciência e demais grupos interessados na astronomia. No último dia 19 começou o treinamento dos professores que levarão o projeto para dentro de sala de aula.

Leia mais

Covid-19: projeto inovador de testagem é lançado em favelas– Quase dois anos após o início da pandemia de Covid-19, a rápida disseminação da variante Ômicron trouxe novos desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao contrário dos primeiros meses da emergência sanitária, quando havia elevada taxa de mortalidade e o mundo presenciou uma corrida por respiradores mecânicos e leitos para tratamento dos casos de alta complexidade, atualmente os esforços se concentram na atenção primária. Na maior parte das vezes, a nova variante tem gerado casos de Covid-19 sem necessidade de hospitalização.

Leia mais

Ômicron tem mutações já vistas em cepas anteriores e isso explica eficácia das vacinas, dizem cientistas –  Apesar de a ômicron ter emergido como uma variante de preocupação apenas em novembro de 2021, todas as mutações existentes nela, exceto uma, já haviam sido descritas anteriormente. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apoiados pela FAPESP, atribuem esse fator à eficácia das vacinas atuais contra a variante, refletida no relativo baixo número de casos graves e mortes, apesar da maior transmissibilidade da nova cepa.

Leia mais

Edital selecionará pequenas empresas interessadas em levar inovação ao mercado – A FAPESP lançou, em colaboração com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a 9ª chamada do Programa PIPE/PAPPE Subvenção – Fase 3. O edital, no valor total de R$ 12,5 milhões, apoiará micro e pequenas empresas no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores em áreas estratégicas nas políticas públicas e estimulará a ampliação e o adensamento das atividades de pesquisa para inovação no Estado de São Paulo.

Leia mais

Análise de pontas de pedra lascada indica uma tradição tecnológica de mais de 8 mil anos – Pesquisadores analisaram pontas de pedra lascada feitas por uma população que viveu no Brasil entre 11 mil e 5 mil anos atrás e observaram que a tecnologia de fabricação dessas ferramentas se manteve constante através desses milênios, indicando uma forte tradição técnica nessa sociedade, que pode ter sido motivada por fatores pragmáticos ou culturais.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic