Ibict acontece

Ibict e Fiocruz assinam Acordo de Cooperação–  O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos de cooperação relacionados à ciência aberta, mais especificamente ao aprimoramento de indicadores e métricas da produção técnico-científica da Fiocruz, de plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de objetos informacionais e à preservação digital.

Leia mais

Diversos

Fulbright financiará programa de pesquisas na Amazônia –  Um novo programa científico para a região Amazônica acaba de ser criado. A Iniciativa Fulbright Amazônia 2022-2024, financiará pesquisas que promovam uma Bacia Amazônica saudável, sustentável e resiliente. Financiado pela Comissão Fulbright no Brasil, as propostas devem ser multidisciplinares e apoiar a integridade do ecossistema local, ao mesmo tempo em que melhorem o bem-estar das comunidades da região.

Leia mais

Análise da microbiota intestinal sugere que antibióticos na pecuária intensificam resistência bacteriana– Um estudo desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos utilizou Inteligência Artificial e aprendizado de máquina para analisar a composição genética da flora intestinal de pessoas com diferentes tipos de alimentação, incluindo dados atuais e da era pré-industrial. Os resultados apontam para uma maior quantidade de bactérias com genes de resistência a antibióticos nos consumidores de carnes procedentes da agropecuária industrial e intensiva, ou seja, produzidas em larga escala e para fins comerciais. Isso foi verificado tanto para quem adota uma dieta onívora (variada) quanto cetogênica (com limitação de carboidratos e maior consumo de proteína e gordura). A pesquisa acende o alerta para o uso de antibióticos na pecuária como fator para o surgimento de superbactérias, que conseguem resistir ao tratamento mesmo com o uso de uma grande quantidade e variedade de antibióticos.

Leia mais

Luiz Barros Montez pesquisa a expedição científica austro-bávara no Brasil entre 1817 e 1835 nos acervos da Biblioteca Nacional à luz das relações políticas entre Brasil e Áustria durante seu transcurso– A expedição capitaneada por naturalistas austríacos e bávaros no Brasil foi o mais importante acontecimento científico de alemães no século XIX, e marcou profundamente nossas relações com o mundo germânico. Organizada pelo governo austríaco, por ensejo do casamento da arquiduquesa Leopoldina com o príncipe herdeiro português Pedro de Alcântara, a expedição integrou a comitiva que aqui aportou em 1817, trazendo a futura imperatriz do Brasil.

Leia mais

Pesquisa brasileira estuda o efeito de composto presente em vieiras no combate a metástases – Pesquisa coordenada pelo professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mauro Sérgio Pavão, investiga se o heparán sulfato, composto presente em vieiras – frutos do mar pertencentes à família dos moluscos – pode ser utilizado no combate a metástases, processo em que as células cancerosas se espalham pelo corpo humano e formam novos tumores. Segundo o professor Mauro Pavão, testes realizados em laboratório com ratos e camundongos indicaram que a substância, presente na massa visceral das vieiras, foi capaz de inibir a interação das plaquetas com células que se desprenderam do tumor inicial e circulavam na corrente sanguínea. Em uma situação normal, as plaquetas colariam nessas células, protegendo-as da ação do sistema imune.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic