Ibict acontece

Inscrições Homologadas – Seleção de Diretor para o Ibict– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informa que, conforme Edital Nº 16/2022/MCTI, publicado na Seção 3, do Diário Oficial da União (DOU), em 10 de fevereiro de 2022, prorrogado pelo Edital Nº 18/2022/MCTI, publicado na Seção 3, do Diário Oficial da União (DOU), em 10 de março de 2022, e em consonância com os ditames da Portaria Nº 1.037, de 10 de dezembro de 2009, o Comitê de Busca para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, a partir da competência instituída pela Portaria Nº 5353, de 29 de novembro de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 01 de dezembro de 2021, divulga a lista dos candidatos que tiveram a inscrição homologada no âmbito do certame.

Leia mais

Diversos

MCTI é homenageado pelo trabalho na área de Transformação Digital – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi homenageado na última terça-feira (5) na cerimônia de entrega do Prêmio Transformação Digital Brasil. A iniciativa reconhece projetos de Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócios, com objetivo de consolidar os fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o protagonismo na Transformação Digital Global, além de operacionalizar a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas pessoas e sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.

Leia mais

GT Agrotóxicos e Saúde da Fiocruz esclarece argumentos inverídicos sobre o projeto de lei que flexibiliza a adoção de agrotóxicos no país– Mais uma vez pesquisadores do Grupo de Trabalho Agrotóxicos e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fazem alerta sobre o Projeto de Lei (PL) que será votado no Senado e flexibiliza a regulação de agrotóxicos no país. Em 12 pontos, chamados de falácias, o GT esclarece argumentos inverídicos propagados para o convencimento da sociedade em geral e que podem levar a uma conclusão errada sobre os reais riscos e os danos à saúde e ao ambiente, caso o PL seja aprovado no Senado.

Leia mais

Pesquisador da UFPB cria bloco de gesso sustentável – Desde a graduação, Victor Valério Landim, engenheiro civil, tinha um sonho: criar uma solução ambientalmente correta para o setor da construção civil. Durante seu mestrado em Engenharia de Materiais, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o bolsista da CAPES alcançou sua meta com os blocos de gesso sustentáveis. O novo produto, feito a partir de resíduos de pedras ornamentais, tem potencial para substituir os tradicionais blocos de vedação utilizados na construção de edificações.

Leia mais

Cientistas apresentam o estado da arte da pesquisa em nanotecnologia no Estado de São Paulo – A nanotecnologia – área que envolve a manipulação de materiais nas escalas molecular e atômica, operando com estruturas da ordem de grandeza de 1 a 100 nanômetros e controlando sistemas quase que átomo a átomo – não é mais uma promessa para o futuro. Possibilitando melhorar as propriedades de materiais de uso corrente ou obter a partir deles propriedades totalmente novas, é um recurso consolidado, com larga aplicação em campos muito variados – de informática a medicina, de agricultura a farmácia, de geração de energia a confecção de roupas.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic