Ibict acontece

Confira a nova edição da Revista P2P & Inovação –  Está no ar uma nova edição da revista P2P & Inovação (volume 8, número 2, março/agosto de 2022).  A revista é uma publicação semestral, vinculada ao Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict. Este periódico tem como missão oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as mais diversas experiências de produção colaborativa entre pares, tendo em vista especialmente seu caráter de inovação nos âmbitos cultural, social e político.

Leia mais

Diversos

EMBRAPII/MCTI unem empresas e startups em projetos disruptivos em eletromobilidade e 5G – AEmpresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aprovou três novos consórcios do Basic Funding Alliance (BFA), modalidade de apoio a projetos de inovação que reúnem Unidades Embrapii, empresas e startups para o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas disruptivas de interesse da indústria, totalizando R$ 22 milhões. A aprovação ocorreu durante a reunião da Rede MCTI/EMBRAPII de Transformação Digital, que contou com a participação do ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

Leia mais

Uso de tecnologias Web em benefício de Brumadinho (MG): conheça projetos do “Mover-se na Web” que começam a ser implementados – Iniciativas selecionadas para o projeto piloto “Mover-Se na Web – Articulação Pró-Brumadinho” já estão em fase de implementação. Lançada em 2019 pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa foi criada para apoiar projetos de pesquisa com potencial de negócio ou de mitigação de problemas na cidade de Brumadinho, atingida naquele ano pelo rompimento de uma barragem de rejeitos de minério. O programa, que tem como parceiros o Governo do Estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Softex, recebeu 26 propostas elaboradas por estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes regiões do país. Destas, 4 chegaram ao final com contrato para execução.

Leia mais

MCTI lança cadastro simplificado para pesquisa com patrimônio genético nacional sem fins econômicos – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta na terça-feira (19), em evento com transmissão online, o módulo de cadastro para pesquisadores que trabalham com pesquisa em biodiversidade sem fins econômicos. Na ocasião, também serão anunciados os vencedores do Prêmio MCTI-FINEP SiBBr de Biodiversidade. Os eventos sobre biodiversidade serão transmitidos pelo canal do MCTI, a partir das 16h.

Leia mais

Doença pulmonar obstrutiva crônica causa o envelhecimento precoce do sistema imune, sugere estudo –  Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e publicada na revista Immunity & Ageing coloca a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) entre as que levam a um envelhecimento precoce do sistema imunológico. O achado pode ser um caminho para explicar o motivo de indivíduos com a doença apresentarem menor resposta a vacinas e serem mais suscetíveis a processos infecciosos, por exemplo.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic