Diversos

MCTI e governo do Ceará (CE) reforçam cooperação em inovação– A cooperação em projetos na área de inovação no estado do Ceará foi pauta de audiência entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Carlos Décimo de Souza, nesta terça-feira (19). O encontro também contou com a participação do deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE).

Leia mais

MCTI e Grupo FarmaBrasil se reúnem para debater vacinas nacionais e IFAS– O presidente executivo do Grupo FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) na tarde desta segunda-feira (18), numa reunião com o ministro Paulo Alvim, os secretários de Empreendedorismo e Inovação, José Gontijo, de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales além de outros assessores da pasta. Na reunião, o representante da indústria farmacêutica agradeceu todo o apoio recebido do MCTI, convidou o ministro para conhecer algumas das novas fábricas do Grupo e pediu apoio na articulação com outros órgãos do Governo Federal.

Leia mais

Cientistas identificam na Bahia espécie de besouro que participa da produção da própolis vermelha– Foi em uma viagem para Canavieiras, na Bahia, que Jairo Kenupp Bastos, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), ouviu falar pela primeira vez sobre o inseto. “Os apicultores da região me contaram sobre um bichinho que faz furos em uma planta chamada Dalbergia ecastaphyllum, um tipo de leguminosa, de onde sai uma resina que serve de matéria-prima para a fabricação da própolis vermelha”, conta.

Leia mais

Metodologia de triagem virtual permite a descoberta de potenciais compostos anti-inflamatórios – Cientistas do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) descobriram novos inibidores da enzima mieloperoxidase (MPO), envolvida em vários processos inflamatórios. Os compostos se mostraram eficazes tanto em testes in vitro, feitos com linhagens de células humanas, como em um modelo animal de artrite gotosa – doença inflamatória, popularmente conhecida como gota, causada pela precipitação de cristais de urato nas articulações e que afeta cerca de 7% da população mundial.

Leia mais

Campina Grande e Caruaru recebem internet Wi-Fi em praças públicas – Duas das maiores cidades do Agreste nordestino, Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), receberam pontos de acesso à internet sem fio (Wi-Fi) em praças públicas para o uso da população em geral. A entrega faz parte do Programa Nordeste Conectado, que recebe recursos do Ministério das Comunicações e é executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Além do acesso à rede sem fio aberta, também estará disponível nessas localidades o serviço da RNP de rede sem fio segura, o Eduroam, para o uso da comunidade acadêmica.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic