Ibict acontece

Inscrições abertas para a Semana do CaféSIn: Café, Sustentabilidade e Informação – Advance SCP Brasil – Entre os dias 2 e 6 de maio, acontece a Semana do CaféSIn: Café, Sustentabilidade e Informação – Advance SCP Brasil, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), sob coordenação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Ministério da Economia (ME).

Leia mais

Diversos

Em fórum sobre medicina nuclear, MCTI aponta desafios que permeiam o setor – A concentração no centro-sul do País de unidades de saúde que atuam na área de medicina nuclear e também no setor privado foram apontados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) como desafios que precisam de atenção da sociedade, durante o I Fórum Virtual de Medicina Nuclear. O evento foi realizado na terça-feira (19) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e reuniu mais de 400 profissionais da área. Outro ponto destacado durante o evento foi a necessidade de manutenção regular de recursos para a produção nacional de radioisótopos e radiofármacos. “É desejo do ministério contribuir com o crescimento do setor, de forma a oferecer serviços de ponta à população brasileira via Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF/MCTI), Marcelo Morales, representou o ministro no fórum.

Leia mais

Pesquisadores debatem a pandemia e suas próximas fases– O Observatório Covid-19 Fiocruz promoveu na quarta-feira (20/4) o webinar A pandemia Covid-19 em transição. O evento, que contou com a participação de pesquisadores do Observatório e de fora da Fiocruz, pôs em debate o aprendizado obtido com as análises dos cenários epidemiológicos da Covid-19 ao longo dos últimos dois anos e discutiu cenários possíveis daqui para frente, além de propor recomendações. Segundo o coordenador do Observatório, o pesquisador Carlos Machado, “a pandemia não acabou e seus riscos continuam presentes, de modo que a transição para as próximas fases deve vir acompanhada de planos e planejamento de curto, médio e longo prazos”.

Leia mais

FAPESP amplia colaboração com universidades britânicas – Dirigentes da FAPESP assinaram nesta terça-feira (19/04), no Reino Unido, acordos de cooperação com representantes das universidades de Birmingham e de Surrey. O objetivo é apoiar a implementação de projetos conjuntos de pesquisa em temas de interesse comum e intercâmbio dos conhecimentos e resultados.

Leia mais

RNP desenvolve módulo de cadastro do patrimônio genético para fins de pesquisa no SisGen – Desburocratizar o cadastro e garantir segurança jurídica aos pesquisadores. Esses são os objetivos principais do módulo de cadastro de pesquisa científica do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), lançado na tarde de 19/4, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF). Essa nova funcionalidade, associada ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen/MMA), foi desenvolvida pela RNP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Departamento do Patrimônio Genético da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (DPG/SisBio/MMA).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic