Diversos

MCTI destaca relevância da construção e formalização do sistema de ciência e tecnologia nacional – O secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, destacou a relevância e necessidade de o Brasil construir e formalizar um Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, que abranja de modo coordenado e organizado uma estratégia nacional, políticas, programas e ações para o setor. O tema foi debatido nesta quarta-feira (27) durante a mesa “O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, do seminário que celebra os 70 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI.

Leia mais

Centro de Terapia Celular da USP lança série de vídeos de difusão científica– O Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP), e o Hemocentro de Ribeirão Preto lançaram uma série de vídeos de difusão científica intitulada “Por dentro da Pesquisa”.

Leia mais

Imagem fotoacústica pode transformar exames oncológicos com procedimento não-invasivo – Uma nova tecnologia promete aumentar o bem-estar dos pacientes oncológicos em exames de imagem para fins diagnósticos ou de acompanhamento de tratamentos. A imagem fotoacústica é de tipo híbrido, uma vez que combina laser e ultrassom para visualizar o interior do corpo, e surge como alternativa não-invasiva aos métodos convencionais. Na maioria de suas aplicações, a fotoacústica não necessita contraste e tampouco usa radiação ionizante. Além disso, o equipamento é portátil e apresenta custo inferior quando comparado a outras técnicas de imagem como, por exemplo, a ressonância magnética.

Leia mais

Abertas inscrições para fórum científico 2022 da Aliança de Pesquisa do Atlântico – Estão abertas, até o dia 10 de maio, as inscrições para Fórum All-Atlantic Ocean Research Alliance 2022- Evento Científico no Brasil. O fórum é resultado da cooperação em diplomacia científica e será realizado entre os dias 31 de maio e 02 de junho em formato híbrido. Nos dois primeiros dias, o encontro será online. No dia 02 de junho, será presencial em Brasília (DF).

Leia mais

Mulheres cientistas fazem a diferença diariamente em seus campos de atuação – No último mês de março, Mês da Mulher, nos dedicamos a trazer mulheres cientistas para um lugar de destaque. O reconhecimento dessas mulheres – e de tantas outras – é parte de uma iniciativa que busca mudar o cenário de desigualdade que ainda persiste tanto na ciência quanto em outras áreas de atuação. São mulheres que fazem a diferença diariamente em seus campos de atuação.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic