Diversos

Ministro anuncia esforço para recompor orçamento de Unidades Vinculadas ao MCTI– O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou de uma reunião com diretores das 27 Unidades Vinculadas ao MCTI nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Durante o encontro, o ministro anunciou que o MCTI está atuando para recompor o orçamento das unidades vinculadas e liberar recursos para a melhoria de infraestrutura e ações emergenciais. Paulo Alvim também reforçou o compromisso de dar continuidade às ações iniciadas na gestão do ministro astronauta Marcos Pontes (janeiro de 2019 a março de 2022).

Leia mais

Estudo abre novas possibilidades de tratamento para forma de autismo–Um grupo liderado por cientistas brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade da Califórnia San Diego, nos Estados Unidos, desvendou o mecanismo causador da síndrome de Pitt-Hopkins, disfunção neuropsiquiátrica que tem características de transtorno do espectro autista (TEA). Além disso, os pesquisadores conseguiram reverter a evolução da síndrome em modelos de laboratório, abrindo novas possibilidades de tratamento.

Leia mais

Pesquisa sobre os efeitos de adoçantes artificiais em crianças diabéticas precisa de voluntários –  Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) buscam voluntários para um projeto que investiga os efeitos do consumo de edulcorantes (substitutos do açúcar) por crianças diabéticas.

Leia mais

Plataformas desenvolvidas pela RNP evoluem e proporcionam novos benefícios aos usuários – Engana-se quem pensa que o trabalho da RNP está concluído quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realiza um evento de lançamento de uma nova plataforma desenvolvida pela organização. Pelo contrário! A partir daquele momento, a atenção é redobrada para observar a experiência e ouvir os usuários e, a partir dessas informações, buscar uma evolução contínua que proporcione cada vez mais facilidade e benefícios para aqueles os quais a solução foi desenvolvida.

Leia mais

Fiocruz promove 6º Simpósio Internacional em Imunobiológicos – O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) vai promover, de 3 a 5 de maio, a sexta edição de seu Simpósio Internacional em Imunobiológicos [International Symposium on Immunobiologicals (ISI)]. Criado com o objetivo de estimular a pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia no Brasil, o evento será realizado em formato híbrido, com a programação ocorrendo em plataforma virtual e presencialmente para convidados – sem esquecer os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic