Ibict acontece

Luana Sales fala sobre os Princípios FAIR durante entrevista para o Ibictcast, o podcast do Ibict– A pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenadora do GO FAIR Brasil, Luana Sales, fala sobre os princípios FAIR, em entrevista ao Ibictcast, o podcast do Ibict. Os princípios FAIR, segundo ela, são um conjunto de princípios, que quando aplicados à gestão de dados melhoram a qualidade dos dados, tornando-os encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis.

Leia mais

Ibict no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Recife– Entre os dias 10 e 13 de maio de 2022, o Tribunal de Justiça de Pernambuco realizará o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em Recife, Pernambuco. O evento contará com a participação de Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

Projeto do MCTI Futuro abre cursos gratuitos de capacitação tecnológica em maio e junho – O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação vem passando por um forte aquecimento nos últimos anos, demandando cada vez mais a contratação de profissionais com os mais diversos perfis e experiências. Segundo o Relatório Setorial 2021, publicado pela Brasscom em março de 2022, há projeção de um crescimento significativo da demanda de novos talentos em tecnologia em cinco anos, chegando à necessidade de 797 mil profissionais, com uma média simples de 159 mil empregos por ano, considerando os anos de 2021 a 2025.

Leia mais

Empresa apresenta projeto de estufas tecnológicas inteligentes ao MCTI – Um projeto de agricultura de precisão com uso de estufas tecnológicas inteligentes foi apresentado ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, durante audiência nesta quarta-feira (4). Representantes da empresa holandesa Smartkas, acompanhados pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG), detalharam ao ministro o projeto que começará a ser implantado neste ano, em São João del-Rei, em Minas Gerais, voltado para a agricultura familiar.

Leia mais

Meninas na ciência: “Somos potência” – Por volta das 14h da última quarta-feira (27/4), o silêncio no prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) foi quebrado. Conversas, risadas, aquele burburinho. Eram estudantes, a grande maioria meninas, do Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia que chegavam para visitar a Mostra de Ilustrações #Eu no futuro como cientista e a UnB, promovida pela Universidade em parceria com a Fiocruz Brasília. As meninas, autoras de vários dos desenhos e textos selecionados na chamada pública da Mostra, também participaram de uma roda de conversa sobre mulheres na ciência com pesquisadoras da UnB e da Fiocruz. “Uma bancada de mulheres incríveis”, definiu Hindiany Duarte, uma das professoras do CEF 26 que acompanhavam a visita, entusiasmada por proporcionar aquela vivência às alunas.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic