Ibict na mídia

SESI Museu Digital realizará mesa-redonda em comemoração ao Dia Internacional do Museu- No próximo dia 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Museu, com o objetivo de promover esses espaços na sociedade, incentivando as pessoas a visitarem esses ambientes e prestigiarem suas exposições. Em comemoração a esta data o SESI Museu Digital realizará, neste dia, às 18h30, uma mesa-redonda sobre “A Cultura Digital para a construção da memória do futuro” com o pesquisador e especialista em preservação digital, Pablo Gobira, e o ex-diretor do Museu Assis Chateaubriand e do Museu de Arte Popular da Paraíba, Chico Pereira, sendo mediados por Reinaldo Toscano, responsável pela parte de criação tecnológica do Museu Digital do SESI. Pablo Gobira é membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, além de já ter escrito diversos livros sobre o assunto.

Leia mais

Diversos

Internet e Saúde no Brasil: curso baseado em livro está com inscrições abertas – Estão abertas, até 9 de junho, as inscrições para o curso Internet e Saúde: Desafios e Tendências 2022. Os interessados podem se inscrever na Plataforma Sigals Fiocruz. Voltado aos profissionais de nível superior que tenham realizado ou estejam desenvolvendo pesquisa na área da internet e saúde, o curso busca promover um debate crítico e criativo sobre as diferentes tendências e desafios das mídias digitais no campo da saúde.

Leia mais

Caso da ivermectina é representativo da pseudociência propagada na pandemia – A história deste composto na pandemia começa quando um trabalho feito em laboratório mostrou que, in vitro (em cultura de células) e em altas doses, ele podia impedir a replicação do sars-cov-2, além de aumentar a resposta imunológica, relembra o médico e professor da USP Bruno Caramelli. “O próximo passo foi testar em humanos, mas nenhum estudo clínico bem desenhado mostrou eficácia da ivermectina na covid”, diz o médico, que também é um combatente ativo da pseudociência na pandemia.

Leia mais

Walter Willinger fala sobre inteligência artificial e cibersegurança no WRNP 2022– Um dos keynote speakers do 23º Workshop RNP, Walter Willinger, cientista chefe da NIKSUN, abre o segundo dia de evento (24), às 9h, com uma palestra sobre inteligência artificial (IA) na área de redes de computadores. Em entrevista para a RNP, Willinger compartilhou um pouco da expectativa para a sessão ‘AI and Cybersecurity: The Emperor has no Clothes’, que comandará no Workshop, e previsões para o avanço de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias com IA.

Leia mais

RNP divulga projetos selecionados pelo Programa de Monitoramento de Redes 2022 – A RNP divulgou os projetos selecionados pelo edital do Programa de Monitoramento de Redes (PMon) 2022. O objetivo da chamada é o de promover o estudo de temas voltados à área, ou a execução de provas de conceito que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de PD&I na área de medições.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic