Ibict acontece

Inscrições abertas para o curso gratuito e online ”Open Journal System (OJS) e a Comunicação Científica”–  Aberta as inscrições para o Curso de extensão “Open Journal System (OJS) e a Comunicação Científica” vinculado ao Projeto de Extensão “Ciência Aberta e Gestão da Informação Científica”, da UFPR. O curso conta com pesquisadores do Ibict como instrutores e tem como público-alvo a comunidade acadêmica da UFPR e comunidade externa.

Leia mais

Diversos

No lançamento do projeto “Cenários Brasil 2040”, ministro reforça importância da ciência e tecnologia –  O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou nesta quinta-feira (26), de forma remota, do lançamento do projeto “Cenários Brasil 2040”. Promovido pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e Universidade Católica de Brasília, o objetivo do estudo é traçar cenários para o país e estratégias para o futuro com a participação de especialistas do setor público e privado.

Leia mais

Ciências da Saúde: da pandemia aos resultados– Os trabalhos da Grande Área de Ciências da Saúde envolvem nove áreas de avaliação: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina (subdividida em três), Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva. Em 2020, mais de 45,5 mil alunos estavam matriculados em 721 programas de doutorado ou mestrado, nas modalidades acadêmica ou profissional.  

Leia mais

Novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento buscarão soluções para problemas da sociedade – Apoiar pesquisas orientadas a problemas com impacto social ou econômico é a missão dos 15 Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) anunciados durante a cerimônia de comemoração dos 60 anos da FAPESP nesta quarta-feira (25/05). No total, R$ 89,5 milhões serão investidos nos próximos anos nesses novos centros.

Leia mais

Tecnologia otimiza geração de energia renovável a partir de bagaço de malte pela indústria cervejeira – Um trabalho de quatro cientistas do Brasil e dois dos Estados Unidos demonstrou detalhadamente o ganho em energia elétrica e térmica obtido quando bagaço de malte, resíduo abundante na indústria cervejeira, é tratado com ultrassom antes de passar por digestão anaeróbia – processo microbiológico que envolve consumo de matéria orgânica e produção de metano.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic