Ibict acontece

Ibict participará do próximo ICEI Talks, promovido pela PUC Minas– Neste sábado (04/06), às 11h30, o Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas (ICEI) promoverá mais uma edição do ICEI Talks, um projeto apresentado por professores e convidados especiais dos cursos de informática e licenciaturas da instituição. O evento contará com a participação de Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Leia mais

Diversos

EMBRAPII/MCTI, MEC e BNDES investem no desenvolvimento de tecnologias no Norte do Brasil – A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), vai selecionar até 10 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) da região Norte para integrar seu ecossistema de inovação.  O objetivo da iniciativa é promover a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras na região amazônica, em áreas como materiais avançados, bioeconomia florestal, economia circular, biotecnologia e biofarmacos. A iniciativa ocorre em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Leia mais

“INCTs são estratégicos para a sociedade brasileira”, afirma ministro em seminário do CNPq/MCTI e ABC –  O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação vinculada ao MCTI, e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) iniciaram nesta terça-feira (31) uma série de webinários com o tema “A contribuição dos INCTs para a sociedade”. O objetivo é debater nas próximas semanas a importância dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação. São mais de 100 instituições em todo o Brasil que atuam em grandes projetos de pesquisa de longo prazo, alto impacto científico e formação de recursos humanos.

Leia mais

Equipamento criado na Unicamp expande as fronteiras da nanociência – Um equipamento inovador na área de microscopia, desenvolvido nos laboratórios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conquistou destaque internacional por permitir explorar novas fronteiras da nanociência. Trata-se de um acessório para ser acoplado a um microscópio de varredura de tunelamento que tem como diferencial sua capacidade otimizada de captação de luz. O invento foi lançado no mercado mundial pela empresa norte-americana RHK Technology, com a marca de PanScan Lumin-SLT.

Leia mais

Cientistas propõem caminhos para tornar mais justo uso de dados sobre florestas tropicais – Dados abertos sobre florestas tropicais, ou seja, aqueles que seguem princípios de acessibilidade e reutilização, podem não ser necessariamente justos quando os pesquisadores dos países onde são gerados têm dificuldades para usá-los. O alerta é feito em um artigo de opinião assinado por 27 cientistas de 25 países, que aponta a concentração desses dados em instituições dos Estados Unidos e Europa e faz sugestões para tornar seu acesso mais justo, como treinamento de recursos humanos, fortalecimento de instituições nos locais de coleta e garantia de empregos mais seguros para os trabalhadores florestais.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic