Ibict acontece

Liinc em Revista lança dossiê “Desafios das Ciências Sociais no Antropoceno” em evento online – O periódico Liinc em Revista, publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), anuncia o lançamento de sua edição 01 de 2022, que traz o dossiê “Desafios das Ciências Sociais no Antropoceno”. Este número, organizado por Philippe Léna(Pesquisador Emérito do Institut de Recherche pour le Développement -IRD)  e Liz-Rejane Issberner (Pesquisadora Titular do Ibict e Professora do Ppgci-Ibict/ufrj), é inteiramente dedicado às questões ambientais, o que confere à Liinc em Revista o pioneirismo entre os periódicos em Ciência da Informação na abertura desta nova e promissora rota de pesquisa na área.

Leia mais

Diversos

MCTI anuncia chamada de subvenção Econômica de R$ 120 milhões para a Base Industrial de Defesa (BID) – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anuncia nesta quinta-feira (2), às 15h, a Seleção Pública MD/MCTI/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica à Inovação para a Base Industrial de Defesa (BID). O objetivo da chamada é selecionar projetos de inovação da Base Industrial de Defesa (BID).

Leia mais

Cientistas do Atlântico Sul e Norte discutem colaboração em pesquisa e inovação –  Cerca de 500 cientistas especialistas em oceano de diferentes países participam nesta semana até quinta-feira (2) do Evento Científico do All-Atlantic Ocean Research Forum, realizado a partir de Brasília (DF). O Fórum conta também com a participação de tomadores de decisão, especialistas da indústria e financiadores.

Leia mais

Experimento brasileiro confirma um dos principais fundamentos da física quântica – Agora com mais de um século de existência e um largo rastro de aplicações tecnológicas – do LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz) ao GPS (sigla em inglês para sistema de posicionamento global) –, a física quântica foi, quando surgiu, um enorme desafio para a visão de mundo dos cientistas envolvidos. Polêmicas apaixonadas pontuaram o seu desenvolvimento – a mais importante delas travada nas décadas de 1920 e 1930 por dois gigantes da ciência: Albert Einstein (1879-1955) e Niels Bohr (1885-1962).

Leia mais

Mais representatividade feminina nas áreas de STEM: RNP abre inscrições para a formação Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas – Estão abertas as inscrições para o treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas, parceria da British Council e RNP para profissionais ou empreendedoras das áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que buscam desenvolver suas habilidades interpessoais e avançar em suas carreiras.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic