Ibict acontece

Seminário internacional sobre a Organização do Conhecimento é promovido pelo grupo BRIET do Ibict– O Grupo Biblioteconomia, Recuperação de Informação, E-Science e suas Teorias (BRIET) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu um seminário internacional sobre “A Organização do Conhecimento e a Comunicação Científica: Diálogos Informacionais, aberto à comunidade científica”.

Leia mais
Chamada do Ibict e INPI busca soluções de empresas de tecnologia BPMS/iBPMS– O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) , em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) torna público o processo de seleção de empresas para a aquisição de licenças de soluções de BPMS (Business Process Management Suite) e iBPMS (Intelligent Business Process Management Suite) no âmbito da pesquisa “Estudo para Transformação Digital no Fluxo de Concessão de Patentes do INPI”.

Leia mais

Diversos

MCTI apoia incorporação de tecnologias e metodologias que substituem animais em testes de laboratório – A incorporação de novas tecnologias ou metodologias que possam contribuir para banir a utilização de animais em testes de laboratório está no escopo de atuação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama). A Rede instituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em 2011 reúne três laboratórios centrais e 40 laboratórios associados e atua para estimular a internalização no Brasil de métodos e tecnologias alternativos ao uso de animais.

Leia mais

Pesquisa da Fiocruz investiga Covid-19 grave entre jovens sem doenças crônicas– Embora a Covid-19 tenha provocado mais casos graves e mortes entre pessoas idosas vivendo com comorbidades, como diabetes, hipertensão e obesidade, a doença também ocasionou esses quadros em pessoas abaixo dos 60 anos e sem doenças crônicas. A ciência ainda não sabe explicar a razão dessa circunstância, porém um estudo em desenvolvimento na Fiocruz Pernambuco pode ajudar a responder porque jovens saudáveis morreram em consequência da doença.

Leia mais

Cientistas usam leite materno para tratar COVID-19 prolongada em paciente com imunodeficiência grave – Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recorreram a um método nada convencional para tratar a COVID-19 em uma paciente com uma doença genética rara que torna seu sistema imune incapaz de combater vírus e outros patógenos. Durante uma semana, ela foi orientada a ingerir 30 mililitros de leite materno – de uma doadora vacinada contra o SARS-CoV-2 – a cada três horas. Após esse período, o resultado do teste de RT-PCR – que há mais de 120 dias vinha indicando a presença do RNA viral – finalmente veio negativo.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic