Diversos

Abertas inscrições para a 2ª edição do projeto Imagens do Céu Profundo MCTI – Estão abertas até o dia 21 de junho as inscrições para a 2ª edição do projeto Imagens do Céu Profundo, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa da pasta. A ação tem o objetivo de capacitar cidadãos que vão motivar estudantes de todo o país no estudo da astronomia com o uso de imagens do espaço obtidas por grandes observatórios do mundo.

Leia mais

MCTI participa de reunião do Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência no Acordo de Paris – O Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência no Acordo de Paris, do qual o Brasil faz parte, reuniu-se nesta semana, na Alemanha, durante as sessões técnicas de negociação da Conferência de Bonn da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e do Acordo de Paris. A conferência faz parte das etapas preparatórias para a COP27, que em novembro deste ano será realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito. Representantes da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participaram de reunião.

Leia mais

Seminário Científico discute a integridade em pesquisa (14/6) – O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promove no dia 14/06, terça-feira, às 14h, Seminário Científico virtual com o tema Integridade em Pesquisa. A convidada, Dra. Luciana Narciso Campany,  PhD em Bioética e Ética Aplicada à Saúde, abordará questões como plágio, autoria, manipulação de resultados e alteração de imagens.

Leia mais

Guia ajuda a elaborar projetos de Laboratórios Abertos de Prototipagem– A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) está recebendo, até o dia 20 de junho, propostas para concessão de recursos financeiros de até R$ 2.000.000,00 para Laboratórios Abertos de Prototipagem e Espaços de Trabalho Compartilhado que possibilitem aos alunos de instituições de ciência e tecnologia materializarem seus projetos de pesquisa na forma de modelos de engenharia ou protótipos. E uma ferramenta criada na Escola Politécnica (Poli) da USP pode ajudar os interessados a elaborarem suas propostas de maneira mais eficiente.

Leia mais

Técnica permite sequenciar o genoma do vírus causador da varíola dos macacos em apenas 18 horas – Pesquisadores do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE) concluíram em apenas 18 horas o sequenciamento completo do genoma do vírus monkeypox (MPXV) isolado do primeiro paciente com diagnóstico de varíola dos macacos confirmado no Brasil.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic