Ibict acontece

Canal Ciência do Ibict comemora 20 anos de criação – Em entrevista à Comunicação Social do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a pesquisadora e coordenadora do Canal Ciência, Leda Cardoso Sampson Pinto, falou sobre os 20 anos de criação do Canal e sobre as perspectivas para 2022.

Leia mais

Ibict realiza palestra no II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã – O II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) ocorre entre os dias 4 a 7 de julho de 2022. O evento online contará com palestras, mesas temáticas, apresentações culturais, apresentações de trabalhos e rodas de conversas sobre ciência cidadã.

Leia mais

Diversos

Pesquisadores da USP cultivam o vírus monkeypox em células e distribuem amostras para outros laboratórios– Depois de concluir o primeiro sequenciamento genômico do vírus monkeypox (MPXV) no Brasil, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) estão se dedicando a cultivar em linhagens celulares o agente causador da varíola dos macacos. O objetivo é distribuir amostras para laboratórios públicos e privados de todo o país, que poderão ser usadas tanto em testes diagnósticos como em pesquisas voltadas a entender a evolução viral e a desenvolver novos tratamentos e vacinas.

Leia mais

Nova Zelândia busca aprofundar cooperação científica e tecnológica com o Estado de São Paulo – Com uma área de 268 mil quilômetros quadrados, pouco maior do que a do Estado de São Paulo, e uma população de 5.130.730 de habitantes, equivalente a um quarto da população da Região Metropolitana de São Paulo, a Nova Zelândia possui um dos mais elevados padrões educacionais do mundo – classificado em 7º lugar no ranking mundial pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A taxa de alfabetização da população adulta alcança 99% e mais da metade da população de 15 a 29 anos tem acesso à educação superior (universitária, técnica ou equivalente).

Leia mais

Estudo avança no desenvolvimento de biofármaco para tratamento de câncer de próstata – Partículas semelhantes a vírus (VLP) se mostraram promissoras para o desenvolvimento de uma inovadora plataforma terapêutica voltada ao tratamento do câncer de próstata. Os resultados de ensaios em cultura de células e em modelos animais foram publicados no periódico Molecular Therapy: Oncolytics por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), de Campinas.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic