Ibict na mídia

Participe do Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência” nesta terça-feira– Cerca de 20 universidades e entidades científicas e acadêmicas realizam nesta terça-feira (21) o Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”. Com um dia de manifestações virtuais, o foco central das atividades são os cortes anunciados pelo governo para ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, áreas decisivas para o futuro do Brasil.

Leia mais

Diversos

Competição de drones premia tecnologias de detecção e combate a incêndios florestais– Estão abertas as inscrições para a 2ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet, parceria entre Brasil e Suécia que vai premiar tecnologias de drones para detecção e combate a incêndios florestais. A iniciativa é promovida pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial (SARC) e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial (BARINet) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Leia mais

Setor de telecomunicações apresenta pautas prioritárias ao MCTI – As pautas do setor de telecomunicações para o desenvolvimento tecnológico e o estímulo às inovações no Brasil foram tema de audiência entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)  e representantes da Conexis Brasil Digital (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móveis Celular e Pessoal), nesta segunda-feira (20). Um dos temas prioritários foi a implantação da tecnologia 5G, a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade.

Leia mais

Dossiê Mulheres e Meninas na Ciência é lançado no ILMD/Fiocruz Amazônia –  livro Dossiê Temático Mulheres e Meninas na Ciência foi lançado nesta terça-feira, 14, na sede do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus. O lançamemto fez parte das atividades da Oficina Alunos em Ação: Educação, Saúde e Meio Ambiente, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas, visando divulgar a 11a edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e o Prêmio Menina Hoje Cientista Amanhã, do Programa Mulheres e Meninas na Ciência. O livro, com 263 páginas, reúne um conjunto de experiências de mulheres cientistas da Fiocruz no Brasil, voltadas sobretudo para servir de inspiração para escolas e alunas. A obra também traça um panorama atual da presença feminina na Fiocruz.

Leia mais

Pesquisadores encontram nova espécie de ‘barbeiro’, vetor da doença de Chagas– Uma nova espécie de triatomíneo, subfamília de insetos popularmente conhecidos como “barbeiros”, foi descrita por um grupo liderado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Batizada de Panstrongylus noireaui, a espécie pertence a um gênero de grande importância médica pela sua participação na transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi – causador da doença de Chagas – nas Américas Central e do Sul. O achado foi publicado no periódico científico ZooKeys, focado na descrição de novas espécies e análises taxonômicas.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic