Ibict na mídia

Webinário de Lançamento do Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimentono – O Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID), plataforma eletrônica com informações integradas sobre a prática da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID), será lançado nesta segunda-feira, (27), no auditório Wladimir Murtinho, Palácio Itamaraty. O OCID foi construído a partir de um acordo entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

Leia mais

Diversos

Em Londrina (PR), MCTI participa de reunião com o ecossistema de pesquisa e inovação na UTFPR – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou na quinta-feira (23) de reunião no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Londrina (PR), com o objetivo de aproximar o ministério do ecossistema de pesquisa e inovação da região. O ministro do MCTI, Paulo Alvim, participou da mesa de abertura do encontro.

Leia mais

Estudo revela como o vírus da COVID-19 manipula as células para se replica – Em estudo publicado na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP) descreveu como uma proteína humana interage com uma proteína do SARS-CoV-2, demonstrando um dos mecanismos usados pelo vírus causador da COVID-19 para recrutar as células e se replicar.

Leia mais

Método tem potencial para prever a gravidade da covid-19 e de outras infecções virais – Por meio da análise do plasma sanguíneo de pessoas diagnosticadas com covid-19, pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP criaram um método com potencial para prever qual será a gravidade da doença baseado no desequilíbrio de seis substâncias (metabólitos) presentes no sangue dos infectados pelo coronavírus. O estudo é o pontapé inicial para o desenvolvimento de um novo protocolo clínico que poderá ajudar médicos e hospitais a identificarem, logo nos primeiros dias de sintomas, quem deve receber cuidados diferenciados mais rapidamente, tornando-se uma importante ferramenta de triagem. A pesquisa também poderá ajudar na descoberta de metabólitos marcadores da predição da severidade em outras infecções virais e auxiliar na resposta mais rápida em pandemias futuras.

Leia mais 

Pesquisa financiada pelo CNPq é premiada no Congresso Brasileiro de Soja – O bolsista  de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e professor do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Francisco Guilhien Gomes Júnior, teve o trabalho intitulado Infrared thermographic assessment to discriminate soybean seed vigor premiado como o melhor da categoria profissional durante o IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022, realizado em maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O trabalho agraciado foi financiado pelo CNPq no âmbito da Chamada Universal N° 01/2016 e teve como co-autores os pesquisadores Agide Gimenez MarassiLívia Araújo Rohr Silvio Moure Cicero.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br