Ibict na mídia

Preservação Digital em Museus: CNJ 324/2020 e Memória do Judiciário em pauta com o pesquisador Tiago Braga– Já não é de hoje que a tecnologia passa por um processo de ser ambientada a locais em que antes se viam pilhas enormes de documentos em papel. Um belo exemplo disso é o Poder Judiciário Brasileiro, que no cotidiano lida com importantes arquivos físicos, e esses, sob a ação do tempo e de acidentes, ficam expostos a perigos. Levando em consideração a temática de arquivos e tecnologia, conversamos com o Prof. Dr. Tiago Emmanuel Nunes Braga, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e atual coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do IBICT, na qual lidera pesquisas sobre informações tecnológicas, para sustentabilidade e ciência de dados.

Leia mais

Primeira etapa da implantação do catálogo digital do acervo de obras de arte da UFSC é divulgada pela Galeria de Arte da UFSC em 04/07/2022 – Com imensa alegria, satisfação e orgulho, a Galeria de Arte da UFSC, o DAC e a SeCArte apresentam a primeira etapa do catálogo digital com imagens e informações sobre artistas e obras de arte presentes no acervo da UFSC. À medida em que os dados forem atualizados na plataforma, novas funcionalidades serão disponibilizadas ao público.

Leia mais

Ibict acontece

Coordenador da Rede Cariniana recebe Medalha da Ordem do Mérito– Na última sexta-feira (01/07), Miguel Ángel Márdero Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Fundação Biblioteca Nacional.

Leia mais

Workshop de Validação dos Critérios Favoráveis ao Clima para o Rótulo Ecológico para Produtos Agrícolas – No próximo dia 7 de julho, às 14h30, a Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove o Workshop de Validação dos Critérios Favoráveis ao Clima para o Rótulo Ecológico para Produtos Agrícolas. O evento acontecerá de forma online e o link para acesso será enviado por e-mail no dia evento.

Leia mais

Diversos

Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência será lançado nesta terça-feira – Está no ar o Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (Sisdef), um conjunto de painéis de indicadores sobre deficiência e políticas públicas no Brasil, disponível em plataforma de acesso aberto com recursos de acessibilidade. Atualmente, são mais de 80 indicadores disponíveis para as áreas de educação, saúde e trabalho, além de indicadores populacionais. O lançamento será realizado nesta terça-feira (5/7), a partir das 13h30, em evento transmitido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Leia mais

Fiocruz debate desigualdades em principal encontro de ciências sociais da América Latina – Para debater as desigualdades sociais na América Latina, diferentes pesquisadores da Fiocruz marcaram presença na 9ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, realizada na Cidade do México. A Fiocruz é membro institucional do Conselho Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais (Clacso) desde 2020, e esse encontro é considerado um dos mais importantes da área na região. Pesquisadores da Fiocruz apresentaram trabalhos científicos e fizeram parte de painéis, fóruns, grupos de trabalho e outras atividades, dialogando criticamente e ampliando a rede que se debruça sobre os enormes desafios que marcam o cenário social latino-americano e mundial.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br