Diversos

Divulgada lista de estrangeiros que receberão bolsas no País– Estão definidos os 50 estudantes estrangeiros que receberão bolsas no País pelo Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) para estudos de doutorado. Os nomes e os números das propostas foram publicados na edição de segunda-feira, 4 de julho, do Diário Oficial da União. As informações estão no resultado final do Edital nº 20/2020, também disponível no site da CAPES.

Leia mais

Sistemas fotovoltaicos precisarão ser aprimorados– O colombiano Cristian Zuluaga Aristizabal, engenheiro agrícola pela Universidad Nacional de Colombia, fez mestrado e doutorado em Meteorologia Aplicada, ambos na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Especialista em estimativa e avaliação dos fluxos de radiação solar a partir de informações de satélite e modelos climáticos, Aristizabal, que trabalha no Instituto Nacional de Meteorologia da Colômbia, descobriu em suas pesquisas que as mudanças progressivas nos índices de temperatura e radiação exigirão que os equipamentos, hoje utilizados, tenham que ser rapidamente transformados e adaptados.

      Leia mais

Solução computacional identifica automaticamente alterações em mamografias – Uma empresa paulista desenvolveu um método computacional inovador que está tornando mais rápida, simples e precisa a atuação dos radiologistas na hora de analisar exames de mamografia e localizar alterações suspeitas. Utilizando recursos de inteligência artificial, como aprendizado de máquina e modelos neurais, a Harpia Health Solutions desenvolveu a plataforma Delfos, que, após a realização da mamografia, identifica e classifica automaticamente anomalias e lesões no tecido mamário, facilitando o processo de triagem feito pelo radiologista.

Leia mais

Professor da USP recebe prêmio da Fundação Alexander von Humboldt – A Fundação Alexander von Humboldt, sediada na Alemanha e dedicada a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo, anunciou que o professor Tiago Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em São Carlos, ganhou o Prêmio de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel 2022 por suas contribuições matemáticas no campo das redes dinâmicas complexas e comportamento coletivo.

Leia mais

Concurso Falling Walls Lab Brazil 2022 está com inscrições abertas – O concurso Falling Walls Lab (FWL) Brazil recebe inscrições de todas as regiões do país até o dia 25 de julho. A iniciativa é promovida pela Falling Walls Foundation, sendo que a etapa brasileira é organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH).

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br