Ibict acontece

Confira como foi a live Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta–  No dia 6 de julho, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu a segunda edição da live “Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta” referente ao Compromisso 8 do 5º Plano de Ação Nacional na Parceria para Governo Aberto (OGP – Open Government Partnership).

Leia mais

Sugestão de Leitura: Avesso da imagem: reflexões críticas sobre a tecnoimagem – “ O avesso da imagem: reflexões críticas sobre a tecnoimagem” é o novo artigo do pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Ricardo Pimenta, publicado na revista “Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação”. A publicação trata de uma reflexão teórica sobre o papel da imagem, mais precisamente das formas de visualização da informação, por meio computacional, e exemplifica o debate conceitual e filosófico, por meio da produção de uma ferramenta de storytelling, com informações midiáticas sobre a COVID-19. O artigo foi premiado no GT01 do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB 2021).

Leia mais

Diversos

Ferramenta permite avaliar Agenda 2030 em todos os municípios brasileiros– O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), ferramenta que torna o Brasil o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, foi apresentado nesta sexta-feira (8) em São Paulo (SP), durante a abertura da primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O evento conta com o apoio do projeto CITInova, que é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Leia mais

Observatório de Saúde Mental, Direitos Humanos e Políticas Públicas será lançado nesta segunda-feira– Nesta segunda-feira (11/7) será lançado o Observatório de Saúde Mental, Direitos Humanos e Políticas Públicas, organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O Observatório é um dispositivo para o acompanhamento, registro, pesquisa e formação no campo das políticas de saúde mental, álcool e outras drogas. Ele tem como eixos estratégicos a defesa dos direitos humanos, a análise das políticas públicas e a produção científica voltados a subsidiar o campo da saúde mental e da Reforma Psiquiátrica.

Leia mais

Uso insustentável de espécies silvestres ameaça oferta de alimentos e geração de renda, dizem cientistas – Bilhões de pessoas tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento dependem de espécies silvestres de plantas e animais para alimentação, saúde, energia, geração de renda e recreação, entre outras finalidades. Muitas dessas espécies, contudo, estão em declínio, ameaçadas pela exploração excessiva e pelo comércio ilegal, entre outras práticas que têm agravado a crise global da perda de biodiversidade.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br