Ibict acontece

Sugestão de Leitura: Registro e visualização da pandemia no Brasil: relato e autorreflexão sobre a produção de uma linha do tempo sobre a Covid-19 no país–   Publicado pela Revista Informação na Sociedade Contemporânea (volume 06), o artigo “Registro e visualização da pandemia no Brasil: relato e autorreflexão sobre a produção de uma linha do tempo sobre a Covid-19 no país” relata o processo de elaboração e implementação de uma ferramenta intitulada Tempora de visualização no formato de uma linha do tempo, a qual produziu uma coleção de registros informacionais sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil (Covid-19).

Leia mais

Diversos

Brasil assina nesta quarta-feira (13) nova Declaração de Todo o Atlântico–  O Brasil assina nesta quarta-feira (13), durante o Fórum 2022 de Pesquisa Oceânica de Todo o Atlântico – Evento Ministerial, em Washington (DC), nos Estados Unidos, a nova Declaração de Todo o Atlântico. O instrumento pretende apoiar o desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico, estabelecendo uma “Aliança de Pesquisa e Inovação de Todo o Oceano Atlântico”, de longa duração, para compartilhar conhecimento, infraestruturas e capacidades, através da promoção de ciência inovadora e transformadora orientada para resultados.

Leia mais

Especialistas orientam sobre uso exclusivo do termo ‘monkeypox’–Desde maio o mundo está diante de uma nova emergência em saúde pública. Em menos de dois meses, a doença infecciosa causada pelo vírus monkeypox (MPXV) se espalhou por mais de 50 países, provocando cerca de 7 mil infecções, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC/EUA). No Brasil, em quase um mês após a identificação do primeiro caso, em 8 de junho, o total de pessoas infectadas chegou a 106, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, de 6 de junho. Entre os laboratórios que integram o esforço nacional para diagnóstico laboratorial de monkeypox, está o Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) – responsável por analisar amostras oriundas do Nordeste.

Leia mais

Ferramenta computacional permite integrar e analisar diferentes bases de dados sobre saúde – Pesquisadores brasileiros criaram uma ferramenta computacional inovadora e ágil capaz de vincular e analisar diferentes bases de dados de saúde com milhões de informações. Chamada Tucuxi-BLAST, a plataforma codifica os diferentes registros contidos em um banco – por exemplo, o nome do indivíduo, o nome de sua mãe e a cidade natal – usando letras que representam os nucleotídeos de uma sequência de DNA (A, T, C ou G). Ao “transformar” a pessoa em um DNA, permite que informações de vários bancos sejam interligadas mesmo que contenham erros ou inconsistências.

Leia mais

Crise da biodiversidade está ligada a forma limitada de valorizar a natureza, avaliam cientistas – A forma como a natureza é valorizada nas decisões políticas e econômicas é um fator-chave da crise global da biodiversidade e uma oportunidade vital para enfrentá-la, de acordo com uma avaliação metodológica de quatro anos feita por 82 cientistas e especialistas de todas as regiões do mundo.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br