Diversos

Brasil fecha aliança com outros países para pesquisa e inovação no Oceano Atlântico –  Brasil e outros países assinaram, nesta quarta-feira (13), a Aliança de Pesquisa e Inovação de Todo o Oceano Atlântico. O instrumento pretende apoiar o desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico, por meio da coordenação de esforços e integração da ciência, tecnologia e inovação. A assinatura da nova Declaração de Todo o Atlântico ocorreu durante o Fórum 2022 de Pesquisa Oceânica de Todo o Atlântico – Evento Ministerial, em Washington (DC), nos Estados Unidos.

Leia mais 

Pesquisadores da Fiocruz analisarão veredito final do Tribunal Permanente dos Povos– Após três dias de julgamento, o Tribunal Permanente dos Povos (TPP) em Defesa dos Territórios do Cerrado apresentou aos povos e comunidades tradicionais o veredito contra crimes de ecocídio do Cerrado e genocídio cultural de seus povos. O julgamento aconteceu de 8 a 10 de julho, em Goiânia.

Leia mais

Proteína que detecta a luz pode ter papel na origem e na progressão do melanoma, sugere estudo – Encontrada em células da pele e da retina, a melanopsina (OPN4) é uma proteína que atua como um sensor de luz. Um novo estudo conduzido na Universidade de São Paulo (USP) sugere que a molécula também pode ter participação no desenvolvimento e na progressão do melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.

Leia mais

FAPESP e Sebrae lançam nova chamada de propostas – A FAPESP e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram uma nova chamada para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito da Fase 3 do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que é voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras e à introdução dessas soluções ao mercado.

Leia mais

Laboratório recebe inscrições de interessados em testar ferramenta de combate a fake News – O Laboratório de Opinião Pública Ernest Manheim recebe, até 31 de julho, inscrições de interessados em testar uma nova ferramenta de combate a fake news denominada Qualichat. Para se inscrever, os interessados devem ter pesquisas previamente aprovadas em comitês de ética de universidades. O cadastro pode ser realizado por formulário disponível no site do laboratório.

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br