Ibict acontece

Ibict participa do I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove em parceira com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as Redes Regionais de Repositórios o “I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais”.

Leia mais

Diversos

Programa Antártico Brasileiro completa 40 anos de pesquisas e avanços científicos – Em comemoração aos 40 anos do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar participaram de uma sessão especial na quarta-feira (27) durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que é realizada na Universidade de Brasília (UnB).

Leia mais

Pesquisadores destacam impactos do derramamento de óleo de 2019 em comunidades locais – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove até o dia 29 de julho, em Salvador (BA), o Seminário “pesquisa em detecção, gestão de riscos e impactos de óleo no mar”, no SENAI CIMATEC. O evento conta com a participação de pesquisadores que demonstram por meio de estudos os resultados de ações que combateram a proliferação do óleo no litoral do Brasil e trouxeram qualidade de vida às comunidades atingidas pelo desastre, em 2019.

Leia mais

Goma de cajueiro pode identificar impressões digitais– Joilson Ramos de Jesus, biólogo e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participou do desenvolvimento de um composto natural de baixo custo que acelera a revelação de impressões digitais. A tecnologia usa como base a resina (exsudato) do cajueiro. O método promete agilizar investigação policial em cenas de crimes.

Leia mais

Estudo obtém supercondutividade em temperatura mais alta do que as usuais – Resfriados a temperaturas extremamente baixas, certos materiais passam a conduzir corrente elétrica sem resistência nem perdas. Essa propriedade, denominada supercondutividade, foi descoberta em 1911 pelo físico neerlandês Heike Kamerlingh Onnes (1853-1926), premiado com o Nobel de Física dois anos mais tarde.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br