Ibict acontece

Conheça o Dossiê temático sobre os 10 anos da Rede Cariniana–Está disponível para leitura o Dossiê temático sobre os 10 anos da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, lançado no encontro comemorativo da Rede e por meio do canal oficial do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Preservação Digital (Dríade), registrando a produção científica de seus pesquisadores, na Revista Brasileira de Preservação Digital (RBPD).

Leia mais

Diversos

MCTI recebe proposta de criação da rede de inovação industrial para o setor aeroespacial brasileiro– O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, participou de reunião nesta segunda-feira (1º), com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), e o gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional, que apresentou a proposta para desenvolver uma rede de inovação aeroespacial com quatro polos de competitividade no Brasil e um centro internacional no estado da Flórida, nos Estados Unidos, para desenvolver e melhorar a competitividade e aumentar a inserção nos mercados internacionais da indústria brasileira, assim como as cooperações bilaterais e os investimentos no Brasil. O projeto conta com o apoio Institucional da AEB, que é vinculada ao MCTI.

Leia mais

MCTI e CNPq abrem chamada para novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia–          O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob as diretrizes do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), publicou na sexta (29) a Chamada Pública INCT – CNPq nº 58/2022 no valor de R$300 milhões. O objetivo é expandir o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) por meio de apoio a constituição de novos institutos a partir do fomento a pesquisas de alto impacto científico e tecnológico visando à solução de grandes desafios nacionais. As propostas devem ser submetidas até 23h59 (horário de Brasília) do dia 09 de setembro de 2022.

Leia mais

Fundações de amparo à pesquisa têm assegurado o financiamento à ciência, avaliam presidentes de FAPs– As fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs) têm assegurado a continuidade do financiamento à ciência e tecnologia no Brasil em um cenário de instabilidade no orçamento federal para essa finalidade.

Leia mais

Pesquisadores do ICB-USP têm resultados promissores contra o câncer de pâncreas– Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) conseguiram impedir a evolução do câncer de pâncreas em três modelos celulares da doença. O resultado, publicado na revista Investigational New Drugs do grupo Springer Nature, foi obtido com o uso do composto NSC305787. A descoberta, apoiada pela FAPESP, abre caminho para o desenvolvimento de uma nova terapia contra esse tipo de câncer.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br