Ibict acontece

Ibict participa do Seminário Internacional de Processamento Técnico e Preservação de Acervos em Arquivos –  Entre os dias 22 e 26 de agosto de 2022 acontece o Seminário Internacional de Processamento Técnico e Preservação de Acervos em Arquivos (SPPA), promovido pelo Arquivo Nacional do Brasil. O evento é voltado a troca de experiências e saberes entre os pesquisadores e profissionais que atuam na área, através do debate e da reflexão, e da produção de conhecimento, por meio de amplo diálogo que possibilite maior interlocução entre o saber proporcionado pelas pesquisas científicas, realizadas nos programas de pós-graduação e na comunidade científica, e o saber adquirido nas vivências e práticas das instituições.

Leia mais

Diversos

MCTI participa do III Seminário de Integração do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica, participou nesta segunda-feira (8) do III Seminário de Integração do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose). O evento promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília (DF), vai até quarta-feira (10).

Leia mais

Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência participa da SBPC Jovem – O Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência realizou uma série de atividades na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de 25 a 30 de julho, em Brasília. O espaço da Fundação na SBPC Jovem foi o local para os encontros e as ações do evento, que voltou a ser presencial depois de dois anos virtuais em função da pandemia.

Leia mais

Interação entre ciências exatas e biológicas pode ser chave para solução de problemas de saúde –O diagnóstico de algumas doenças com auxílio de técnicas de aprendizado de máquina é apenas uma das interações entre ciências exatas e biológicas já em uso e ainda com enorme potencial de aplicação para os próximos anos.

Leia mais

No futuro, tratamento contra o câncer deve combinar dois tipos de imunoterapia, sugere estudo – A imunoterapia contra o câncer é, atualmente, uma das abordagens mais eficazes para o tratamento de pacientes. Nela, as células cancerígenas são combatidas pelo próprio sistema imunológico do organismo. Apesar do sucesso clínico, nem todas as pessoas respondem satisfatoriamente a esse tipo de intervenção ou, se respondem, apresentam apenas respostas de curto prazo, além de muitos efeitos colaterais. Mas uma revisão sistemática da literatura, realizada por Rafaela Rossetti, doutoranda pelo Programa de Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, observou que a combinação de dois tratamentos (conhecidos como bloqueio do checkpoint imunológico e transferência adotiva de células T geneticamente modificadas) pode trazer resultados promissores.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic