Ibict acontece

Ibict promove oficinas de Tecnologias para Gestão de Dados Abertos do projeto Agricultura Urbana – Em continuidade às ações do projeto Agricultura Urbana, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) por meio da Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (Cotea) realizou, na última sexta-feira (19), um treinamento com uma série de oficinas para a equipe designada pelo Ministério da Cidadania (MC) envolvida diretamente nas atividades desta parceria.

Leia mais

Diversos

MCTI e CNPq abrem chamada de R$6 milhões para ações de ciência cidadã e divulgação científica – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou na terça-feira (23) a ‘Chamada CNPq/MCTI-FNDCT Nº 61/2022 – Ciência Cidadã e Divulgação Científica: Programa Ciência no Mar, Ciência Antártica e Ações Nacionais voltadas à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável’. As propostas de projetos deverão ser submetidas até 30 de setembro de 2022.

Leia mais

Chamada Pública vai apoiar projetos que visem estruturar rede de pesquisa e observação oceânica – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), publicou na terça-feira (23) a ‘Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 62/2022 – Sistemas de Observação e Monitoramento Oceânico relacionados ao Global Ocean Observing System (GOOS) Brasil’. As propostas de projetos deverão ser submetidas até 30 de setembro de 2022.

Leia mais

Biomédica associa gene a casos graves de câncer infantil – Lívia Fratini Dutra é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2016, mesma instituição onde se tornou mestre em Ciências Médicas e atualmente é doutoranda em Biologia Celular e Molecular. Em ambas as etapas recebeu bolsas da CAPES. Em sua pesquisa, a biomédica identificou a associação de um gene aos casos mais graves de meduloblastoma, um tipo de câncer no cérebro que afeta crianças. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico internacional NeuroMolecular Medicine.

Leia mais

Estudo desvenda mecanismo de câncer cerebral pediátrico raro e aponta caminho para tratamento – Um estudo conduzido por pesquisadores de Brasil, Austrália, Áustria e Estados Unidos avançou no entendimento de um tipo de câncer pediátrico sem opções de tratamento farmacológico e com baixa taxa de sobrevivência. Os resultados, publicados na revista Neuro-Oncology, abrem caminho para a busca de terapias mais específicas.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic