Ibict na mídia
Seminário terá debate sobre desafios em ciência de dados para CT&I – Transformar dados em informação: essa é a proposta do II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência que ocorrerá entre os dias 31/8 e 1/9. A ideia é debater os principais desafios relacionados à área de ciência de dados e as soluções encontradas por cientistas de dados brasileiros para disponibilização de informações sobre Ciência, Tecnologia e & Inovação (C,T&I).
Diversos
Conheça o Diretório de Periódicos Científicos Preservados da Rede Cariniana – A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), lançou o Diretório de Periódicos Científicos Preservados da Rede Cariniana, que tem como objetivo reunir os periódicos brasileiros mantidos na Rede Cariniana. Denominado inicialmente como “Diretorium.Preserve BR”, o projeto foi idealizado pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com a linha de pesquisa Preservação de Periódicos Eletrônicos, do Grupo de Estudos e Práticas sobre Preservação Digital – Dríade.
Encontro às Quintas debate inovação farmacêutica em leishmaniose – As políticas globais de inovação para a leishmaniose e a maneira como as doenças negligenciadas moldam o mercado farmacêutico serão pauta da apresentação da pós-doutoranda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e pesquisadora associada ao Cermes 3/ Inserm – França) Mady Barbeitas na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), 1º de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.
Tecnologia de passe livre em pedágio é empregada para monitorar animais – Com base em uma tecnologia semelhante à utilizada nos serviços de pagamento automatizado de pedágios e estacionamentos, uma empresa paulista está desenvolvendo um novo sistema de telemetria que oferecerá uma alternativa útil para o monitoramento da vida silvestre.
Pesquisa testa nova abordagem envolvendo linfócitos T-CAR para o tratamento do câncer – A utilização dos linfócitos T-CAR como alternativa para o tratamento do câncer tem se mostrado promissora. A terapia apresentou uma eficácia alta em casos de leucemias e linfomas de células B, mas um êxito ainda limitado para outros tipos de tumores. Nesse sentido, diversos centros de pesquisa têm trabalhado para ampliar as possibilidades no combate à doença, incluindo o Centro de Terapia Celular (CTC) da USP, primeira instituição a desenvolver tecnologia 100% brasileira para a produção de células CAR-T.
|
|||