Ibict na mídia

Seminário terá debate sobre desafios em ciência de dados para CT&I – Transformar dados em informação: essa é a proposta do II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência que ocorrerá entre os dias 31/8 e 1/9. A ideia é debater os principais desafios relacionados à área de ciência de dados e as soluções encontradas por cientistas de dados brasileiros para disponibilização de informações sobre Ciência, Tecnologia e & Inovação (C,T&I).

Leia mais

Diversos

Conheça o Diretório de Periódicos Científicos Preservados da Rede Cariniana – A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), lançou o Diretório de Periódicos Científicos Preservados da Rede Cariniana, que tem como objetivo reunir os periódicos brasileiros mantidos na Rede Cariniana. Denominado inicialmente como “Diretorium.Preserve BR”, o projeto foi idealizado pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com a linha de pesquisa Preservação de Periódicos Eletrônicos, do Grupo de Estudos e Práticas sobre Preservação Digital – Dríade.

Leia mais

Encontro às Quintas debate inovação farmacêutica em leishmaniose – As políticas globais de inovação para a leishmaniose e a maneira como as doenças negligenciadas moldam o mercado farmacêutico serão pauta da apresentação da pós-doutoranda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e pesquisadora associada ao Cermes 3/ Inserm – França) Mady Barbeitas na próxima edição do Encontro às Quintas. O evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), 1º de setembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.

Leia mais

Tecnologia de passe livre em pedágio é empregada para monitorar animais – Com base em uma tecnologia semelhante à utilizada nos serviços de pagamento automatizado de pedágios e estacionamentos, uma empresa paulista está desenvolvendo um novo sistema de telemetria que oferecerá uma alternativa útil para o monitoramento da vida silvestre.

Leia mais

Pesquisa testa nova abordagem envolvendo linfócitos T-CAR para o tratamento do câncer –  A utilização dos linfócitos T-CAR como alternativa para o tratamento do câncer tem se mostrado promissora. A terapia apresentou uma eficácia alta em casos de leucemias e linfomas de células B, mas um êxito ainda limitado para outros tipos de tumores. Nesse sentido, diversos centros de pesquisa têm trabalhado para ampliar as possibilidades no combate à doença, incluindo o Centro de Terapia Celular (CTC) da USP, primeira instituição a desenvolver tecnologia 100% brasileira para a produção de células CAR-T.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic