Diversos

Webinário no Green Rio destaca chamadas públicas para cadeias produtivas da bioeconomia –  As chamadas públicas para cadeias produtivas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao MCTI, foram tema da programação da 10ª edição do Green Rio / Green Latin America – plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde, nesta sexta-feira (2), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).

Leia mais

Critérios para priorização de tecnologias de baixo carbono para reduzir emissões de gases de efeito estufa são foco de artigo– O artigo que aborda as lições aprendidas e os critérios adotados para identificar, priorizar e selecionar tecnologias climáticas para mitigação de gases de efeito estufa no Brasil foi publicado na quinta-feira (1º/9) pela revista Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change. ‘Inter‑sectoral prioritization of climate technologies: insights from a Technology Needs Assessment for mitigation in Brazil’ é resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto ‘Avaliação de Necessidades Tecnológicas’ (TNA, na sigla em inglês), executado por meio de cooperação internacional pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Leia mais

No Green Rio, MCTI apresenta plataforma para atrair investimentos– Com o objetivo de atrair investimentos externos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações apresentou nesta sexta-feira (2) a plataforma InvestMCTI, dentro da 10ª edição do Green Rio / Green Latin America – plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde. O sistema foi criado em parceria com o CGEE, organização social da pasta, e traz oportunidades de investimento em iniciativas com forte potencial de resolução de problemas.

Leia mais

Abertas as inscrições para oficinas e minicursos da 2ª Jornada Científica Favelades Universitáries – Estão abertas as inscrições para oficinas e minicursos da 2ª Jornada Científica Favelades Universitáries. Com o tema Independências, Descolonização e Territórios, o evento ocorrerá do dia 13 ao dia 17 de setembro, em formato híbrido, ou seja, algumas atividades serão presenciais com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Fórum Favela Universidade enquanto outras atividades continuarão totalmente virtuais. Para realizar a inscrição, acesse a página do evento e clique em Quero participar das atividades, abaixo do quadro da programação de atividades. O número de vagas é limitado.

Leia mais

Estudo mostra desafio de ampliar ciência-cidadã na prevenção de desastres provocados por enchentes – Um aplicativo construído de forma colaborativa com comunidades vulneráveis para informar com antecedência riscos de inundações e desastres ambientais virou política pública no Brasil. E a metodologia será replicada para que outras regiões possam adotá-la. Com aplicações práticas obtidas em 2022, parte dessa discussão envolvendo propostas de melhorias na governança de risco de inundações começou a ser trilhada há pelo menos dois anos.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic