Ibict acontece

Grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação do PPGCI/IBICT-UFRJ organiza XVIII Colóquio Habermas e o IX Colóquio de Filosofia da informação – O XVIII Colóquio Habermas e o IX Colóquio de Filosofia da informação acontecem entre os dias 13 a 15 deste mês. O tema este ano será: “Solidariedade, políticas públicas e democracia”. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação do PPGCI/IBICT-UFRJ.

Leia mais

Plataforma Currículo Lattes passa a ser certificada pelo Oasisbr – A partir de agora, usuários do Currículo Lattes, do CNPq, contam com a possibilidade de terem suas teses e dissertações certificadas pelo Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto. Mais de um milhão de teses e dissertações brasileiras do Currículo Lattes já contam automaticamente com o selo Oasisbr.

Leia mais

Diversos

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa abre vaga de pós-doutorado – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) recebe, até quinta-feira (15/09), inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP.

Leia mais

Periódicos científicos serão o tema central de mais uma edição do ABEC Meeting – O ABEC Meeting 2022, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), contará com uma programação diferenciada e será realizado em três etapas: o ABEC Meeting Live, nos dias 04 a 06 de outubro; Publishing Trends (gratuito), no dia 07 de outubro, e Minicursos ProCPC, nos dias 18 e 19 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://www.abecbrasil.org.br/inscricoes_curso/inscricoes/index.php

Leia mais

Estudo torna mais realista o modelo do “líquido de spins” em física quântica – O pin é o momento magnético intrínseco de uma partícula – um elétron, por exemplo. Trata-se de uma grandeza fundamental, assim como a massa e a carga. Dito de forma bastante simplificada, é como se a partícula possuísse um ímã em seu interior que lhe permitisse interagir não só com os spins de outras partículas, mas também com campos magnéticos externos, mesmo em repouso. Por analogia com os líquidos usuais, sistemas nos quais os spins não apresentam ordem magnética, mesmo em temperaturas próximas do zero absoluto, são chamados de “líquidos de spins“.

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic