Diversos

Fiocruz recebe Agência Brasileira de Cooperação –   Em visita à Fiocruz na última sexta-feira (9/9), o ministro José Solla, coordenador-geral de Cooperação Humanitária da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), reuniu-se com representantes da Fundação para, além de conhecer a capacidade produtiva da instituição, debater novos caminhos na área. O encontro abordou temas como produção, inovação e treinamento de pessoal para o enfrentamento de calamidades.

Leia mais

Programa de Inovação para o Hidrogênio Verde recebe inscrições até sexta-feira – Startups interessadas em participar da segunda chamada do Programa de Inovação em Hidrogênio Verde (H2Brasil) têm até sexta-feira (16/09) para se inscrever.

Leia mais

Unicamp promove Escola de Ciência Avançada sobre Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação –  A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediará a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação (SPLogIC) entre os dias 6 e 17 de fevereiro de 2023. Direcionado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira, o curso conta com financiamento da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

Leia mais

Pesquisadores encontram potenciais biomarcadores para diagnóstico da hanseníase – Apesar da hanseníase ser uma doença antiga, ainda não existem exames laboratoriais com alto desempenho e baixo custo para o diagnóstico de todos os infectados que ainda não apresentam sintomas, como manchas na pele ou perda de sensibilidade ou da força muscular. Mas um estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, publicado na Frontiers in Medicine, identificou potenciais biomarcadores para a rastreio, diagnóstico e monitoramento da hanseníase.

Leia mais

Dinheiro digital: pesquisa sobre criptomoedas inaugura novo ramo de estudos no direito – As criptomoedas são moedas virtuais que geralmente não possuem uma organização centralizadora. A chegada das primeiras corretoras especializadas nessa tecnologia no Brasil na década passada gerou uma grande movimentação na busca por investimentos, embora não haja uma legislação específica para o funcionamento delas no Brasil. Em sua tese de doutorado, o pesquisador Daniel Steinberg investigou os aspectos jurídicos que trazem algumas respostas para essa questão. O trabalho também aborda outras moedas paralelas, como a mumbuca, que não é uma criptomoeda, mas sim dinheiro eletrônico adotado como meio de pagamento pela Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic