Ibict acontece

Ibict participa do workshop Indicadores de Avaliação e Apoio à Ciência Cidadã –  No último dia 30 de agosto, ocorreu o Workshop Indicadores de Avaliação e Apoio à Ciência Cidadã, de forma híbrida na sede da Fiocruz Brasília e via Zoom. Trata-se da segunda e última rodada de debate e contribuições de instituições para a matriz de indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã, desenvolvida no âmbito do Marco 5 “Proposição de indicadores para Ciência Cidadã” do Compromisso 8 – Construir uma proposta de modelo de avaliação que fomente a Ciência Aberta para o avanço da Ciência Aberta, do 5º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto.

Leia mais

Confira como foi a conversa com editores de revistas que usam o Open Journal Systems (OJS) – No último dia 14/09, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu uma conversa com editores de revistas que usam o Open Journal Systems (OJS), desenvolvido e mantido pela Public Knowledge Project (PKP) e utilizado para criação de portais de periódicos técnicos-científicos. A live teve a participação de Edgar Bisset  (Encontros Bibli), Marcia Regina Silva (Revista InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação), Paula Carina de Araújo (Revista Atoz: novas práticas em informação e conhecimento) e Milton Shintaku, responsável pela Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Ibict (COTEC).

Leia mais

GO FAIR Brasil inicia uma nova Rede de Implementação temática – O GO FAIR Brasil inicia uma nova Rede de Implementação temática. Desta vez, será uma rede voltada para a temática do Ensino, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (ECTI). A informação é da pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenadora do GO FAIR Brasil, professora Luana Sales.

Leia mais

Diversos

Projeto 200 Anos de Ciência e Nação do MAST/MCTI rememora o início e o processo da formação do Brasil –   O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está realizando ações em comemoração aos 200 anos de ciência no Brasil. As ações do MAST têm procurado evidenciar para o público em geral que a ciência faz parte do nosso cotidiano e não é assunto só dos “gênios” com os seus grandes descobrimentos e invenções.

Leia mais

RNP apoiará a criação do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital –  Representantes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) se reuniram, nesta quarta-feira (14/9), para dar início à criação do Centro integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CSIRT GOV.BR). A iniciativa tem por objetivo fortalecer a prevenção, o tratamento e a resposta a incidentes cibernéticos, como parte das ações de cibersegurança e uso de novas tecnologias no setor público, previstas no acordo de cooperação entre as instituições.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic