Ibict acontece

Canal Ciência inova com o projeto “Encartes: trilhas de aprendizagem – O Canal Ciência – serviço de divulgação científica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) – traz, de forma inovadora, o projeto Encartes: trilhas de aprendizagem que apoia práticas educativas e contribui com intervenções eficazes e enriquecedoras na educação básica. A pesquisadora e professora das oficinas do Canal Ciência, Mayara Silva, afirma que os professores têm buscado uma metodologia diferente para se trabalhar de maneira ativa com os estudantes em sala de aula.

Leia mais

Diversos

MCTI participa de reunião com presidente do Instituto MOCAM – O
ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e o diretor de Promoção e Difusão da Ciência do MCTI participaram de uma reunião com o presidente do Movimento Científico da Amazônia (MOCAM), nesta quarta-feira (21/09) em Brasília. No encontro foram discutidas formas de incentivo para a ciência na Amazônia, assim como a promoção de tecnologias sociais para tratamento de água em escolas e comunidades sem água potável, a bioeconomia e o desenvolvimento de tecnologias que gerem valor aos produtos da região.

Leia mais

Com foco na transformação digital, MCTI promove evento Teias da Inovação em Goiânia (GO) – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu na quarta-feira (21) o evento Teias da Inovação, que reúne participantes dos ecossistemas de inovação local, na cidade de Goiânia (GO). Com o tema “A transformação digital como propulsora do desenvolvimento econômico e social”, o evento discutiu a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias exponenciais como a inteligência artificial, e como essas tecnologias de futuro vão impactar as organizações e as nossas vidas em um futuro não muito distante.

Leia  mais

Tecnologia ajuda a reduzir o tempo de reparo em caso de falhas na rede elétrica – Para reduzir o prazo de interrupção e do reparo da rede de energia elétrica nas cidades, em casos de tempestades ou falha técnica, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) desenvolveram um sistema que usa inteligência artificial para otimizar os serviços de manutenção da rede afetada.

Leia mais

Mulheres são destaque na liderança de pesquisas científicas – Os últimos dois anos evidenciaram o valor da pesquisa científica para encontrar soluções aos problemas urgentes da humanidade. Durante os períodos mais críticos no enfrentamento à pandemia de Covid-19, além das equipes de saúde, cientistas e pesquisadores de todas as áreas também estavam na linha de frente no combate ao vírus.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic