Ibict na mídia

Principios FAIR en el gestión de las investigaciones y de los datos – Los Principios FAIR, por sus siglas en inglés, llaman a la democratización del conocimiento, invitando a la comunidad investigativa mundial a implementar prácticas que  permitan que sus resultados y datos de investigación sean encontrables, accesibles, interoperables y reutilizables. En este webinar se introducirán los principios FAIR desde dos expertos con amplia experiencia en su implementación en proyectos de investigación y a la hora de poner en marcha repositorios académicos. Además, se hará un recorrido por los Principios CARE y la soberanía de los datos indígenas, como ramificación específica de los principios FAIR.

Leia mais

Ibict acontece

Ibict apresenta resultados do Workshop de Assistência Técnica Rural  – Em evento realizado no Ministério da Cidadania (MC), no último dia 19/09, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentou os resultados do Workshop de Assistência Técnica Rural que aconteceu em 02/09 (foto), com o objetivo principal de identificar funcionalidades esperadas para uma possível plataforma de apoio e integração sobre aspectos correlatos à Assistência Técnica Rural.

Leia mais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT/UFRJ – recebe nota seis da Capes. – O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/RJ, desenvolvido em acordo de cooperação entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Escola da Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu nota seis na Avaliação Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estando entre os principais PPGCIs avaliados do país.

Leia mais

Diversos

MCTI coordena a 50ª reunião do Grupo de Especialistas Técnicos brasileiros do Regime de Controles de Tecnologia de Mísseis – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza de 27 à 29 de setembro, em São José dos Campos-SP, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a 50ª reunião do Grupo de Especialistas Técnicos brasileiros do Regime de Controles de Tecnologia de Mísseis (MCTR), no âmbito da Comissão Interministerial de Controle de Exportação de Bens Sensíveis (CIBES). O Grupo de Especialistas Técnicos brasileiros do MTCR foi organizado em 2002, com o intuito de reunir os principais representantes da área, incluindo indústria, academia, institutos de pesquisa e organizações públicas, privadas, civis e militares, de forma a se ter acesso à equipe capacitada e ao melhor conhecimento disponível.

Leia mais

Antes constipado do que morto: pesquisa sobre técnica inusitada de sobrevivência de escorpiões rende Prêmio IgNobel a cientistas da USP – Escorpiões do gênero Ananteris perdem a cauda para escapar de predadores. Eles sobrevivem, mas passam o resto da vida sem defecar. Mesmo assim, se reproduzem e geram filhotes. O estudo apresenta as conclusões de forma criativa, através de uma história em quadrinhos, e gerou curiosidade no meio acadêmico internacional.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic