Ibict na mídia
A partir de sexta: Chico Marinho, pioneiro das artes digitais no estado, expõe trabalhos no Centro Cultural – Desenhos, poesias, instalações, esculturas sonoras e interativas, trabalhos de videoarte e outras produções do artista Chico Marinho estarão reunidas na exposição Transistornos psicotecnoneuromidiacráticos poetrônicos, na Grande Galeria do Centro Cultural UFMG. A abertura será nesta sexta-feira, 7 de outubro de 2022, às 19h, em um bate-papo que reunirá o próprio artista e o curador Pablo Gobira, professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Pablo é membro da Rede Brasileira de Preservação Digital (IBICT/MCTI), por meio da qual estuda a preservação de obras, acervos e coleções digitais em contexto museológico e fora dele. Atua como consultor de curadoria em museus e web3, metaverso, NFTs, blockchain e outras modalidades de redes distribuídas.
Ibict acontece
Hipátia é apresentado no III Seminário Nacional de Governança Arquivística – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou do III Seminário Nacional de Governança Arquivística (SNGA), que aconteceu entre os dias 27/09 e 29/09, com objetivo de promover debates sobre políticas públicas dos serviços, sistemas e redes de arquivos públicos e privados. Na ocasião, Tiago Braga, vice-diretor e coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict apresentou o Hipátia – modelo para implementar repositórios arquivísticos digitais confiáveis.
EEN promove reuniões de negócios e desafios de Cidades Inteligentes no Smart City Expo World Congress – A 9ª edição do Brokerage Event será realizada durante o maior evento de Cidades Inteligentes do mundo. A atividade de matchmaking internacional promove reuniões presenciais e online nas quais os participantes poderão fazer networking e apresentar suas iniciativas, conhecer ambientes de negócios internacionais e encontrar futuras oportunidades para colaborações nas áreas de cidades inteligentes e inovação urbana.
Diversos
Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas– O Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro. A iniciativa foi criada em 2012, com o intuito de incentivar a participação de meninas na ciência. O projeto é gerido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Estudos que receberam o Nobel da Física 2022 podem ajudar no desenvolvimento de supercomputadores quânticos – Os pesquisadores Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger são os ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2022. Os três cientistas receberam o prêmio devido aos seus experimentos inovadores envolvendo o emaranhamento quântico, em que duas partículas se comportam como uma única unidade mesmo quando estão separadas. Segundo Anders Irbäck, presidente do Comitê Nobel de Física, “tornou-se claro que um novo tipo de tecnologia quântica está emergindo.
|
|||