http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

Ibict acontece

Pesquisadores da COEPE são os novos presidentes do Centro Internacional de Ética da Informação – Os pesquisadores Marco Schneider e Arthur Bezerra, da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEP) do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict), assumiram a presidência do International Center for Information Ethics (ICIE), centro internacional de pesquisa criado por Rafael Capurro em 1999.

Leia mais

Diversos

Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), recebe exposição sobre os 200 anos da ciência e tecnologia –  O Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), recebe até o dia 2 de dezembro a exposição “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Exército”. O evento remete ao Bicentenário da Independência no Brasil e conta com veículos, equipamentos e informações que mostram aos visitantes realizações da instituição que promove a defesa e segurança nacional com uso da ciência e tecnologia.

Leia mais 

Presidente da Fiocruz participa de evento paralelo na COP27– Presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima participou, na última terça-feira (8/ 7), de um evento paralelo à COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que debateu inovações tecnológicas. Em sua participação no painel organizado pelo G-Stic, Nisia falou sobre os atuais desafios da saúde global, das desigualdades de acesso a tecnologias para o desenvolvimento sustentável, a necessidade de descolonização da ciência, além dos impactos da crise climática e da pandemia no Sul global.

Leia mais

Cientistas propõem tecnologia feita com isopor para liberação controlada de fertilizantes na agricultura –Isopor, amido, óleo da casca da laranja, enxofre e colágeno. Essa é a “receita” proposta em uma pesquisa de mestrado defendida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, em parceria com a Embrapa Instrumentação, para criar um novo revestimento nanométrico que poderá promover a liberação controlada de fertilizantes na agricultura. Mais sustentável e barata que os materiais utilizados hoje em dia, a tecnologia poderá contribuir para reduzir os impactos ambientais dos produtos empregados atualmente, além de dar um destino mais nobre ao isopor, material de difícil descarte e que leva anos para se degradar na natureza.

Leia mais

RNP participa da segunda edição do Rio Innovation Week e apresenta cases de sucesso– A RNP marcou presença, pela segunda vez consecutiva, no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e negócios do país, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de novembro, no Píer Mauá, Rio de Janeiro.  Além do stand localizado na Vila da Ciência MCTI, a organização também fez parte da programação do evento. No primeiro dia, Rafael Valle e Clayton Reis, coordenadores de P&DI, apresentaram um panorama do Programa de P&DI Serviços Avançados da RNP e o caso do Vídeo For Health (V4H).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic