http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

Ibict na mídia

Rotulagem ambiental: evento do STJ promove a sustentabilidade a partir da informação – Para debater as inovações da Lei 14.133/2021 em relação às licitações sustentáveis e o peso das compras governamentais como indutoras da adesão a programas de certificação e rotulagem ambientais, a Assessoria de Gestão Sustentável (AGS) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, na segunda-feira (21), o painel Rotulagem Ambiental e Compras Públicas Sustentáveis. Juliana Gerhardt, pesquisadora e especialista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), destacou que a rotulação e a certificação no Brasil seguem as normas da ISO 14020 e da ISO 14024. “Elas definem diferentes tipos de rótulos e suas certificações. O uso desses selos pode ter um efeito cascata nas cadeias produtivas, levando os concorrentes a tentar ter o mesmo diferencial. Isso vai dos produtores de matéria-prima até os revendedores”, explicou. Para ela, isso tem o potencial de gerar uma diminuição importante no impacto ambiental.

Leia mais

Ibict acontece

O Programa PPGCI/IBICT/ UFRJ é destaque no Enancib 2022, com cinco trabalhos premiados. –  O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/RJ, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em cooperação com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é destaque no XXII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib 2022).

Leia mais

Diversos

Pesquisa usa magnetismo para otimizar fluxo de dados –  Raí Menezes, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade de Antuérpia, na Bélgica, demonstrou em sua tese a possibilidade de se utilizar estados magnéticos da matéria para transporte e armazenamento digital de informações. Durante sua pesquisa, ele usou e combinou dois fenômenos magnéticos, os skyrmions e os mágnons, para desenvolver alternativas de transferência e guarda eficiente de dados em dispositivos magnéticos de nova geração.

Leia mais

FAPESP apoiará pesquisas estratégicas sobre internet– A FAPESP anuncia chamada de propostas para “Pesquisa Estratégica sobre a Internet”, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério das Comunicações (MCom) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Trata-se do décimo edital que as instituições lançam conjuntamente para fomento de pesquisa estratégica sobre tecnologias de informação e comunicação.

Leia mais

Centro de Inovação em Produção de Energia oferece bolsa de pós-doutorado – O Centro de Inovação em Produção de Energia (EPIC) recebe, até amanhã (22/11), inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado em engenharia de reservatórios com bolsa da FAPESP.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic