http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

Ibict acontece

Ibict participa de encontro/evento sobre Ciência Aberta na América Latina –   O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Ricardo Pimenta, será um dos preletores do Seminário “Otra Ciencia Abierta en América Latina Ya Existe”. O evento, em formato de seminários curtos distribuídos ao longo do ano, tem organização multi-institucional, das quais destacam-se: a Fundação Karisma, o Centro de Internet e Sociedade da Universidade de Rosario e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), entre outras. Ricardo Pimenta vai abordar a temática da Ciência Aberta a partir de sua fala intitulada “O futuro dos dados e o presente das Ciências Humanas”.

Leia mais

Diversos

No Softex Experience, MCTI anuncia a segunda edição do Conecta Startup Brasil –  O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, palestrou na 2ª Edição do Softex Experience, que aconteceu nesta terça-feira (23), no Auditório do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) em Brasília. O evento tem como objetivo apresentar oportunidades de negócios para empresas, startups, aceleradoras e instituições de ciência e de tecnologia de todo o Brasil.  Foi anunciado que o Programa Conecta Startup Brasil irá ganhar uma segunda edição. A iniciativa visa fortalecer o ecossistema de inovação no Brasil.

Leia mais

Olimpíada Nacional de Ciências MCTI 2022 premia estudantes mais bem classificados no país – Os 40 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil mais bem classificados na Olimpíada Nacional de Ciências MCTI – ONC 2022 foram premiados, nesta quarta-feira (23), durante solenidade na sede do ministério, em Brasília. Os meninos e meninas mais bem classificados receberam medalhas, certificados e troféus, representando os mais de 3 milhões de inscritos na Olimpíada deste ano, distribuídos por mais de 4,5 mil municípios do país.

Leia mais

Instituições apresentam pesquisa sobre proteção de dados em saúde digital no Abrascão –  Você já parou para pensar como os seus dados são coletados todos os dias? Já se perguntou o que é feito com os dados que você fornece ao fazer compras em uma farmácia? Diante de um contexto de práticas cada vez mais digitais no âmbito da saúde, especialmente aceleradas pela pandemia de Covid-19, os dados relacionados à área são considerados sensíveis e deveriam seguir critérios de compartilhamento muito mais rígidos.
Com base nisso, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Coletivo Intervozes realizam, durante o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), o pré-lançamento do Resumo Executivo da pesquisa inédita Proteção de Dados Pessoais em Serviços de Saúde Digital no Brasil.

Leia mais

Pesquisa espacial brasileira é premiada na China – Danilo Almeida Machado é mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, com bolsa de Demanda Social da CAPES, faz doutorado em Engenharia e Tecnologia Espacial no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com 12 anos de experiência na área espacial, atuou por oito no desenvolvimento de veículos hipersônicos no Instituto de Estudos Avançados e nos últimos quatro anos desenvolve injetores de motores-foguete. Sua pesquisa conquistou um importante prêmio durante congresso realizado na China, em 2022.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic