Ibict acontece
Luciana Santos é empossada como a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações– Luciana Santos tomou posse nesta segunda-feira (2) como a nova ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Luís Inácio Lula da Silva. A ministra é a primeira mulher a chefiar o ministério. A ministra é a primeira mulher a chefiar o ministério. Cecília Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, esteve presente na cerimônia e conversou com a ministra, ao lado de representantes de outras unidades de pesquisa.
Laboratório em Rede de Humanidades Digitais lança ferramenta de trabalho sobre a Desinformação nas Eleições 2022 – O Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) produziu uma linha do tempo sobre Desinformação nas Eleições 2022 por meio do desenvolvimento de uma ferramenta (na forma de uma plataforma) de pesquisa: a Tempora. Essa ferramenta foi desenvolvida a partir do Timeline JS, software de storytelling criado pelo KnightLab da Northwestern University, nos Estados Unidos da América (EUA).
Confira a principais conquistas da Rede Cariniana em 2022 – Em 2022, a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) completou 10 anos de atuação. O evento de comemoração aconteceu em julho e reuniu os principais nomes da Preservação Digital no mundo para discutir aspectos técnicos e organizacionais com as instituições participantes da Rede para acompanhamento e avaliação das atividades realizadas durante a última década e contou com workshops de capacitação profissional e uma ampla retrospectiva do trabalho da Rede, além da apresentação de novos serviços e projetos das instituições parceiras.
Já está disponível como sugestão de leitura o artigo: “Fontes demais, tempo de menos: uma breve crítica à escalada tecno-informacional para a escrita da história do tempo presente”– A publicação faz parte do livro “Caminhos da história digital no Brasil”, organizado pelos pesquisadores do Centro de Humanidades Digitais do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas (Unicamp): Thiago Lima Nicodemo, Alesson Ramon Rota e Ian Kisil Marino, e traz uma série de contribuições de pesquisadoras e pesquisadores de destaque no País para refletir sobre essas questões.
Já está disponível em versão digital e impressa, o artigo intitulado Timeline Covid-19: produção de visibilidades e cronologia de um flagelo documentado na web. – Já está disponível em versão digital: http://shorturl.at/prAUX e impressa: http://shorturl.at/cvJKV, o artigo intitulado Timeline Covid-19: produção de visibilidades e cronologia de um flagelo documentado na web. A publicação é de autoria dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Ricardo Pimenta e Tainá Regly.
|
|||