Ibict na mídia
Repositório institucional do IFRN é cadastrado na plataforma OasisBR – O Repositório Institucional do IFRN, o Memoria, foi cadastrado no OasisBR, na plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações. A inclusão se deu através da solicitação da Coordenação da Editora IFRN via ofício.
Diversos
MCTI e CNPq divulgam resultado da chamada pública para projetos de combate à poluição no mar – Um total de 15 projetos foram contemplados pela chamada ‘CNPq/MCTI-FNDCT CT-Petro Nº 43/2022 – Combate à poluição no mar e ambientes marinhos causada pelo plástico e seus subprodutos’. O resultado está disponível no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram contemplados 15 projetos em três linhas do edital que disponibilizou o valor global de R$15 milhões. Os recursos são do fundo setorial CT-Petro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Cooperação da Fiocruz em Moçambique forma mais 11 mestres – Estabelecido através da cooperação entre a Fiocruz e o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS), na África, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde concluiu, no final de 2022, sua quinta turma de mestrado acadêmico, com a formação de mais 11 mestres. Criado em 2008, o curso alcançou a marca de 61 mestres formados. O programa é voltado para profissionais de saúde de Moçambique, principalmente do INS, com o objetivo de fortalecer a pesquisa científica em saúde no país.
Conheça algumas das obras de Nísia Trindade Lima como pesquisadora – Além de longa experiência de gestão, a ministra da Saúde Nísia Trindade Lima, empossada no cargo na última segunda-feira (2/1), possui vasta obra intelectual como referência nas áreas de pensamento social brasileiro e de história das ciências e da saúde. Pesquisadora da Fiocruz desde 1987, Nísia foi diretora e editora científica da Editora Fiocruz, por onde publicou diversos livros. As obras organizadas por Nísia contemplam amplos debates ligados a temas de saúde pública, ciência, educação e pesquisa, incluindo a história do Sistema Único de Saúde (SUS), a criação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e a trajetória da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Cientistas aliam sensoriamento remoto a testes em campo para estudar efeito do fogo na savana amazônica – Os algoritmos usados para detecção e monitoramento, por imagens de satélites, de áreas queimadas na savana amazônica precisam levar em consideração a época do ano em que o fogo ocorre para avaliar com mais precisão os efeitos do fogo na biodiversidade. É o que aponta um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
|
|||