Ibict acontece
As Revistas Ciência da Informação e Inclusão Social do Ibict alcançam novos níveis nos estratos Qualis da CAPES – As revistas Ciência da Informação e Inclusão Social, editadas pela Divisão de Editoração Científica (DIECI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) alcançaram novos níveis nos estratos Qualis-Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação Qualis da Capes é referente ao período de 2017-2020.
Diversos
O que é ciência aberta e quais os entraves para ela? – A publicação de pesquisas em revistas e periódicos acadêmicos é um dos pilares da ciência atual. A lógica é que esses veículos garantem que o estudo em questão foi revisado por outros cientistas e permitem que os resultados alcancem mais pesquisadores.
Brasil precisa criar ambiente que facilite a pesquisa em empresas – Um país que promova medidas que facilitem e impulsionem as empresas a desenvolverem pesquisas e investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Essa é a visão pensada pelo vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks e ex-diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz.
Material nanoestruturado melhora o desempenho de células a combustível – Cientistas do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e colaboradores de instituições da Europa desenvolveram uma nova estratégia para aprimorar as células a combustível de óxidos sólidos. Esses dispositivos, conhecidos pela sigla em inglês “SOFC”, de solid oxide fuel cell, são capazes de gerar eletricidade a partir de hidrogênio ou de outros combustíveis com nula ou baixa emissão de carbono.
Olhando o passado e refletindo o futuro, SBPC começa comemorações de 75 anos – No dia 8 de julho de 1948 nasceu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A entidade esteve presente nos debates pela construção de uma Constituição Federal democrática, enfrentou a censura da ditadura militar, ajudou na elaboração de políticas públicas em prol dos povos indígenas e defendeu a criação das fundações de amparo à pesquisa e demais instituições de difusão científica. Em 2023, a SBPC completará 75 anos digitalizando histórias do passado e debatendo problemas do presente para que, em coletivo, ajude a reconstruir a Ciência do País.
|
|||