Ibict acontece
Revista Brasileira de Preservação Digital recebe classificação no sistema Quali Capes – Com apenas três anos de existência, a Revista Brasileira de Preservação Digital (RBPD), passa a ser classificada como B3 no sistema Quali Capes, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo stricto sensu, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
Diversos
Brasil e Argentina relançam aliança estratégica em ciência e tecnologia – A retomada da cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Argentina marcou a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da delegação ministerial ao país vizinho. Durante encontro bilateral na Casa Rosada nesta segunda-feira (23), dois acordos foram assinados pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e da Argentina, Daniel Filmus, para fortalecer projetos conjuntos.
Pesquisadora do INI/Fiocruz é destaque do Medscape – O site de notícias médicas Medscape (em Português) destacou a pesquisadora Beatriz Grinsztejn, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (Lapclin Aids) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), como uma das médicas pioneiras em se tornar referência numa área historicamente dominada por homens. Com o título A medicina está cada vez mais feminina: eis a nossa homenagem a algumas pioneiras da profissão, o site destacou, além de Beatriz, nove outras médicas e pesquisadoras.
Cientistas encontram em aranha amazônica toxinas com potencial para desenvolver fármacos e inseticidas – Estudo publicado no Journal of Proteome Research por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Butantan, além de parceiros no Brasil e nos Estados Unidos, caracterizou pela primeira vez a peçonha da tarântula Acanthoscurria juruenicola, espécie nativa da Amazônia. Algumas das toxinas encontradas têm potencial para o desenvolvimento de fármacos e até mesmo de inseticidas biológicos.
Incubadora da USP e do Ipen recebe inscrições para novo programa de desenvolvimento de startups – Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Programa DNA, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen).
|
|||