http://agencia.ibict.br/wp-content/uploads/2021/11/clipping.png

Ibict acontece

Entrevista: Cecília Leite, diretora do Ibict – Em seu último período de gestão, após dois mandatos consecutivos, Cecília Leite, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), reflete sobre o ano de 2022 e pontua sobre o legado de sua trajetória e as expectativas sobre a atuação do instituto.

Leia mais

Diversos

Pesquisador propõe uma Geografia Popular –  Coordenador do Grupo de Pesquisa Milton Santos (GPMS) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal, o pesquisador desenvolveu um trabalho original sobre o pensamento de Milton Santos, o mais importante geógrafo do Brasil, e de Boaventura de Sousa Santos, um dos principais intelectuais portugueses. Como geógrafo, sua meta era estudar a dimensão da geografia desde a escala local até a global.

Leia mais

Congresso da RedPOP no Museu da Vida Fiocruz inscreve trabalhos – Em 2023, o Museu da Vida Fiocruz recebe o Congresso da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe (RedPOP). O evento, que será realizado no campus da Fiocruz em Manguinhos (RJ), entre os dias 10 e 16 de julho, tem como tema Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência.

Leia mais

Revista ‘Nature’ elenca regras sobre uso de robôs visando garantir transparência no meio científico – Na última terça-feira (24), em um editorial, a revista “Nature”, uma das mais conceituadas no meio científico, apresentou regras para o uso de sistemas de inteligência artificial (IA) na construção de pesquisas, artigos e outros materiais científicos. A decisão veio após a popularização do “ChatGPT”, robô que, em segundos, consegue elaborar um texto fluente e que parece ter sido escrito por uma pessoa.

Leia mais

Valor das bolsas de pesquisa podem ter aumento de 40% –  “Estamos propondo e creio que será um reajuste da ordem de 40%”. Foi o que disse o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, em entrevista à rádio CBN, com relação ao aumento no valor das bolsas de pesquisa em mestrado e doutorado.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict