Diversos
MCTI divulga oportunidades do Instituto Inter-Americano para Pesquisa em Mudanças Globais – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulga duas vagas do Programa de Bolsas de Ciência, Tecnologia e Política (STeP, na sigla em inglês) do Instituto Inter-Americano para Pesquisa de Mudanças Globais (IAI). Os interessados têm até o dia 15 de fevereiro para submeter as candidaturas diretamente no sítio eletrônico do Instituto.
Pesquisa avalia práticas racistas e seus efeitos subjetivos em mulheres negras– A pesquisa Práticas racistas e efeitos subjetivos do racismo em mulheres negras – questões no campo da produção do cuidado em saúde, uma das contempladas pelo Programa de Incentivo à Pesquisa (PIP III) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), teve como objetivo analisar os efeitos subjetivos do racismo em mulheres negras e refletir sobre as experiências de produção de cuidado em saúde, especialmente do cuidado em saúde mental. Por meio de um estudo qualitativo, a pesquisadora do IFF e autora do estudo, Paula Gaudenzi, revelou que analisou os efeitos subjetivos do racismo em mulheres negras a partir de quatro principais caminhos.
Treinamento técnico em programação web e ensino com tecnologias na Unicamp – Uma oportunidade de treinamento técnico nível três (TT-3), duas de nível um (TT-1) e uma de nível quatro (TT-4) – todas com bolsa da FAPESP – são oferecidas pelo projeto “Educação e aprendizagem em rede para todos: um ambiente virtual de baixo custo para populações vulneráveis”. As inscrições devem ser feitas até 12 de fevereiro.
UFSCar seleciona estudantes para especialização em Inovação em Unidades de Informação – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até 6 de fevereiro, inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Inovação em Unidades de Informação (IUI), na modalidade a distância.
Alunas e professoras integram equipe nacional de podcast do Museu do Amanhã (RJ) – Duas professoras e duas alunas da rede pública estadual do Amazonas integram a equipe nacional que produziu os episódios da primeira temporada do podcast “Vocações – Na Voz Delas”, lançado pelo Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. O podcast tem como objetivo estimular a presença feminina na ciência. A primeira temporada, que já está no ar, conta com 11 episódios que fomentam o debate sobre o tema.
|
|||